Um ambiente de nostalgia tomou conta do lançamento oficial do FEGGART – Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição, ocorrido nesta quarta-feira, 25/2, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha.

Um ambiente de nostalgia tomou conta do lançamento oficial do FEGGART – Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição, ocorrido nesta quarta-feira, 25/2, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O evento, que fez história em tempos passados, está de volta com uma nova formatação, e as novidades foram apresentadas durante a solenidade.

A ideia de recriar o FEGGART, segundo o presidente Tiago Ilha, surgiu por ocasião das comemorações dos 80 anos de emancipação de Farroupilha. “Pensamos em devolver a população local o evento que sempre esteve presente na comunidade e que foi tratado com muito carinho enquanto existiu”, disse.

Ele destaca que o objetivo é fazer o resgate de um dos maiores festivais deste segmento já realizados no Estado. “Queremos que novamente os farroupilhenses se envolvam e abracem o novo FEGGART, que continua com foco nos usos e costumes do povo gaúcho, agregando também uma grande mostra dos produtos do Rio Grande do Sul (Multifeira) e um Salão Gastronômico”, expôs. Por fim, Tiago Ilha pediu para que todos anunciassem que, “se bateu saudade, o FEGGART voltou!”, concluiu.

Claiton Gonçalves, prefeito de Farroupilha e membro da comissão de honra, diz que os farroupilhenses estavam com saudade do FEGGART. “A partir deste desejo que a população tinha em seu coração, começamos a trabalhar com a ideia. Agora ele está de volta e com a garantia de que veio para ficar. Por isto, dizemos que Farroupilha é de novo, a terra da tradição”, aduziu.

O vice-prefeito Pedro Pedrozo, que também integra a comissão de honra, relembrou do surgimento dos primeiros festivais, na época do Mobral. “Com a extinção deste evento, Farroupilha encampou o Fegart, que perdurou por bom tempo. E como somos saudosistas, nosso município abre os braços novamente para abraçar a todos que virão matar a saudade. Estamos fazendo nossa escrita, e a ideia está plantada em terra fértil, que brotará em um grande festival”, disse.

O FEGGART

O palco desta grande festa será o Parque Cinquentenário, em Farroupilha, quando de 24 a 26 de julho, diferentes atividades serão realizadas. A alegria do povo gaúcho será demonstrada por meio da dança, da poesia, da música e da preservação da cultura do Rio Grande do Sul.

A Multifeira vai reunir expositores dos mais variados ramos de produtos e serviços, como joias, confecções, calçados, artesanatos, entre outros. Outro destaque será o Salão Gastronômico, local que deverá ser o ponto de encontro dos participantes, expositores, compradores e visitantes, que vão desfrutar de uma ótima culinária rio-grandense, aliados com momentos de descontração, entretenimento e lazer.

O Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição, que acontece de 24 a 26 de julho, no Parque Cinquentenário, é uma promoção da Prefeitura de Farroupilha, com o apoio das entidades tradicionalistas do Município, da PDOZE Feiras e Eventos e da AM9 Produções.

Fonte: www.feggart.com.br

Data de publicação: 27/02/2015