Foto: Secretaria de Agricultura O convênio firmado em 2013, entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Universidade de Caxias do Sul – UCS está permitindo o acesso facilitado dos agricultores às análises laboratoriais de solo, água, alimentos e ...

Foto: Secretaria de Agricultura

O convênio firmado em 2013, entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Universidade de Caxias do Sul – UCS está permitindo o acesso facilitado dos agricultores às análises laboratoriais de solo, água, alimentos e de folhas, necessárias nas propriedades rurais. Neste ano, o serviço foi ampliado, e, além dos ensaios químicos para análise de solo, os físicos também são disponibilizados com subsídio de 50%. O mesmo é valido para os demais tipos de análises.

Os processos são realizados pelo Laboratório de Química e Fertilidade do Solo, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS. A coleta de solo e folhear pode ser efetivada pelos próprios agricultores, utilizando uma embalagem específica que deve ser retirada na Secretária. Já a análise da água deve ser marcada junto à pasta, para que o procedimento seja realizado na propriedade com o ajuda de equipe técnica. O resultado do exame leva cerca de 30 dias para ser emitido.

O programa visa fomentar e aprimorar a produção agrícola, melhorando a qualidade de vida dos agricultores. Cerca de 200 análises mensais podem ser realizadas.    Informações pelo telefone (54) 3261 6931 ou pessoalmente na Secretaria de Agricultura, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social