Fotos: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação Farroupilha reconheceu na noite desta quarta-feira, 19, cinco projetos voltados à preservação ambiental no município, através do Prêmio Ação Sustentável.

Fotos: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação

Farroupilha reconheceu na noite desta quarta-feira, 19, cinco projetos voltados à preservação ambiental no município, através do Prêmio Ação Sustentável. Foram premiadas empresas, instituições, escola e sociedade civil organizada em cinco categorias, sendo uma delas o melhor roteiro de vídeo ambiental, na modalidade documentário. Confira:

Categoria Empresa Sustentável (Indústria e Comércio)

Premia a empresa pública ou privada que investiu na melhoria de seus sistemas de gestão e controle ambiental tornando seu produto menos impactante ao meio ambiente. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA, e a efetivação de ações corporativas voltadas à preservação do meio ambiente.

Vencedor: Tramontina Farroupilha

Empresa metalúrgica produtora de artigos de cutelaria, utensílios e equipamentos em aço inoxidável para uso doméstico e profissional. Ocupa área construída de 80000 m², emprega 716 funcionários. Possui certificação ISSO 14001 – Norma de Gestão Ambiental, com gerenciamento de resíduos sólidos, classificando-os e encaminhando os à reutilização na produção ou à reciclagem. Possui sistema de captação de água da chuva, utilizando-a na produção e nos banheiros. Os efluentes gerados pelo processo de produção são devidamente tratados por duas estações de tratamento e reutilizados nos processos industriais. Possui dois sistemas de tratamentos de efluentes. Por meio desse sistema se deixa de retirar 45.000 m³ de água de poços artesianos e da rede pública de abastecimento por ano.

 

Categoria Escola

Premia a escola ou instituição de ensino que tenham ações desenvolvidas com participação da comunidade local, tais como, campanha de coleta seletiva, plantio de árvores, oficinas, compostagem, cultivo de flores, entre outros.

Vencedor: Projeto Ciências para a Vida – E.M.E.F. Presidente Dutra

Projeto relacionado à reutilização de resíduos que envolve 120 alunos entre 11 e 14 anos.A escola recicla o papel. O óleo de cozinha usado é depositado no Laboratório de Ciências e processado em sabão caseiro. Para confecção de amaciantes, detergentes líquidos e difusores são utilizados base para amaciante e detergentes, essências e álcool de cereais adquiridos em estabelecimentos específicos. Está em fase de implementação um jardim vertical com reutilização de garrafas pet. O melhoramento e ampliação da coleta e recebimento de resíduos sólidos gerados na escola, e sua posterior comercialização.

 

Categoria Turismo, Hotelaria e Gastronomia

Premia iniciativas que tenham desenvolvido ações concretas e replicáveis com resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida e gestão ambiental e local.

Vencedor: A.Doro Hotel Ecosustentável

Empresa de hotelaria comprometida em oferecer aos hóspedes uma estadia confortável e sustentável. Foram utilizados materiais de descarte e de fontes sustentáveis na construção e na decoração dos ambientes. A água dos chuveiros e cubas é aquecida por aquecimento solar. As energias fotovoltaica e eólica estão em processo de instalação. A água da chuva é coletada em reservatório de 40.000 litros, sendo utilizada nos vasos sanitários. Foi instalada estação de tratamento própria para tratar a água da lavanderia e dos chuveiros. Foi realizado revestimento das paredes externas com placas de alumínio térmico reciclado, visando eliminar a manutenção da pintura e aumentar a eficiência energética da climatização de ambientes. O lixo gerado é separado e reciclado.

Categoria Agropecuária

Premia agricultores/ pecuaristas que tenham desenvolvido em seu processo ações que aumentem a produção e minimizem o impacto ambiental.

Vencedor: Pedro José Lovatto

Propriedade rural ecológica Espaço do Sossego. Pioneiro na produção agroecológica em Farroupilha, começou a implementação de práticas agrícolas sem uso de agroquímicos no início da década de 80. Pratica agricultura agroecológica diversificada, com produção de mirtilo, morango, ameixa, amora, pêssego, figo, alho, mel e outros, mantendo a biodiversidade natural por meio da preservação da mata nativa. Implementou sistema de tratamento de resíduos orgânicos através da compostagem, biodigestor e filtro raiz ( sistema “wetland”).

 

Categoria Roteiro de Vídeo Ambiental

Premia o melhor roteiro de vídeo ambiental, com máximo 30 minutos de duração, na modalidade documentário. Acredita-se que o real valor desta iniciativa está na capacidade de replicar o vídeo premiado, fazendo com que ele se torne um multiplicador ambiental. Assim, a temática ecológica será levada para escolas, universidades e comunidades carentes. É mais um instrumento a serviço da Educação Ambiental do nosso Município.

Vencedor: Gustavo Bartelli

As wetlands construídas são, pois tipos de sistemas artificiais manejáveis, que tem despertado acentuado interesse mundial. A utilização de wetlands construídas como sistemas de tratamento de águas residuais têm se intensificado nestas últimas décadas e o principal objetivo da utilização de sistemas de wetlands construídas, é a melhoria da qualidade da água, seguido por objetivos secundários, tais como: produção fotossintética, produção de energia, podendo também ser utilizados de forma recreativa, comercial e educacional. No documentário de 11 minutos O Engº Ambiental Gustavo Bartelli procura demonstrar como funciona e dá um exemplo prático deste sistema em funcionamento em uma propriedade rural no município de Farroupilha.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente 

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 20/11/2014

Compartilhe!