As secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente promoveram nesta quarta-feira o Seminário Escolas Sustentáveis – Socializando a Agenda 21 escolar, marcando o encerramento das atividades deste ano do Projeto Com-Vida e Agenda 21. Na ocasião foram apresentadas as ações realizadas pelas escolas participantes com entrega de certificados, almoço compartilhado e visita a uma propriedade sustentável.

A Secretária de Educação Elaine Giuliato ressaltou a importância de trabalhar as questões ambientais nas escolas. “O meio ambiente é uma das questões mais importantes da sobrevivência do nosso planeta, porque se não aprendemos a cuidar do planeta que é onde a gente vive nós não teremos aquele mundo que desejamos para os nossos descendentes”.

Para Márcio Gulden, Secretário de Meio Ambiente, esse é um projeto referencial não só para as secretarias envolvidas, mas para todo o governo. “Porque a solução não está nas mãos do prefeito, das professoras ou diretoras. É a nossa capacidade de unir forças e ações para enfrentar os desafios da coletividade. É preciso cooperação, e isso é um exemplo”.

Para o prefeito Claiton Gonçalves “essas ações de sustentabilidade que vocês promovem aqui em Farroupilha, embora possam parecer num contexto mundial muito pequenas, são primordiais porque desperta a consciência de um grupo de jovens de que o planeta precisa receber outro cuidado, outro olhar”.

Em dezembro, de 3 a 6, o projeto será apresentado no 8ª Fórum Nacional de Educação Ambiental, em Belém, no Pará.

Projeto Com-Vida e Agenda 21

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida – é constituída por um professor, um aluno e um membro da comunidade que trabalham juntos pelo enraizamento da educação ambiental no espaço escolar, promovendo intercâmbio entre escola e comunidade, contribuindo assim, para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.

A partir desse trabalho é possível que as escolas participantes do projeto possam acessar recurso do governo federal ao PDDE Escola Sustentável (Programa Dinheiro Direto na Escola). O valor varia de R$ 8 mil a R$ 14 mil, conforme o número de alunos. Quatro escolas municipais de Farroupilha foram contempladas: Angelo Chiele, com R$ 12 mil, Antônio Minella, Oscar Bertholdo e Padre Vicente Bertoni com R$ 10 mil cada. Com esse valor, as escolas precisam consultar suas comunidades para saber onde desejam aplicá-lo, sempre visando a sustentabilidade. E um dos requisitos para as escolas contempladas foi participar da 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Escolas participantes: Colégio Estadual Farroupilha, EMEF Angelo Chiele, EMEF Oscar Bertholdo,  EMEF Nossa Senhora Medianeira, EMEF Presidente Dutra, EMEF Zelinda Rodolfo Pessin, EMEF Primeiro de Maio, EMEF João Grendene, EEEF José Fanton, EMEF Senador Teotônio Vilela, EMEF Ilza Molina Martins, EMEF Angelo V. Neto, EMEF Carlos Paese, EMEF Nova Sardenha, EMEF José Chesini, EMEF Nossa Senhora de Caravaggio, EMEF Rui Lorenzi, EMEF Vicente Bertoni.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social