A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) recepcionou em Farroupilha, na segunda, 10, representantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre os visitantes estiveram o Coordenador de Fomento e Registro de Indicações Geográficas, do INPI, no Rio de Janeiro, Luiz Claudio Dupim, a Chefe do Escritório de Difusão Regional Sul do INPI, Maria Isabel de Toledo Andrade Cunha, a Chefe substituta do Escritório de Difusão Regional Sul do INPI, Julieta Ferreira de Macedo, e o pesquisador em Propriedade Industrial, da Regional Sul, Wilson Fogazzi da Silva Junior.

O grupo fez visita a vinhedos de uva moscato do município e a duas vinícolas associadas. Na Cooperativa Vinícola São João eles conferiram apresentação sobre o trabalho que a Afavin vem desenvolvendo desde sua criação, em 2006, feita pelo presidente do Conselho Técnico da associação, João Carlos Taffarel e conversaram com os diretores e associados da entidade sobre as expectativas em relação a obtenção da Indicação de Procedência. Após, os visitantes conferiram a paisagem vitícola em passeio por vinhedos da Linha Jansen. A visita encerrou com degustação de produtos à base de uvas moscato (vinho branco tranquilo, frisante e espumante) e jantar, na Vinícola Perini. Também acompanharam a programação, o presidente da Afavin, Ricardo José Chesini e o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto, que coordenada o projeto IP Farroupilha.

O pedido para reconhecimento da IP Farroupilha, protocolado em julho desse ano está em avaliação junto ao INPI e a expectativa é de que seja deferido no primeiro semestre de 2015. A solicitação formal do reconhecimento exigiu a entrega de um detalhado dossiê com a delimitação geográfica, a caracterização da vitivinicultura (vinhedos e vinícolas), os processos de produção, as características de qualidade química e sensorial dos vinhos, incluindo o reconhecimento histórico da região como produtora de vinhos moscatéis. No dossiê, consta também o Regulamento de Uso da IP, estabelecendo os processos de produção exclusivos e obrigatórios e o plano de controle e certificação dos vinhos qualificados. A IP Farroupilha deve ser a quinta Indicação Geográfica de Vinhos do Brasil.

Fotos e texto: Marciele Scarton/Imediata Comunicação

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social