Realizada a sessão solene em homenagem aos Festejos Farroupilhas na noite de segunda-feira. Vereadores levaram a sessão ao Acampamento Farrapo e realizaram o ato para cerca de 150 pessoas.

Estiveram prestigiando a sessão, Prefeito Municipal, Claiton Gonçalves, juntamente com os Secretários Municipais, o coordenador do “Farroupilha Bem Gaúcha”, Tiago Ilha, o comandante do 36º BPM, Ten Cel Haroldo Knebel e gaúchos e prendas representantes da 25ª RT.

Em sessão um vereador por partido pôde homenagear os tradicionalistas que fizeram história e que representam até hoje a cultura gaúcha, tanto em Farroupilha como em todo Estado.

Juntamente com a coordenação do evento, os vereadores agraciaram cinco tradicionalistas com a Medalha Mérito Farroupilha, uma contribuição pelas suas ações em prol da cultura do Rio Grande do Sul.

Os homenageados da noite foram: Adílso João Molon, Ataíde Pereira, Débora Aranha Haupt, Leozir Specht e Monalisa Busetti.

A Medalha Mérito Farroupilha foi instituída em 2011 através do Decreto Legislativo 070. Os agraciados deste ano se juntarão com outros 16 já outorgados.

Conheça um pouco de cada homenageado de 2014:

Adílso João Molon:

Organizador da Cancha de Rodeios em São Luiz quando pertencia ao Grupo Tradicionalista Os Farroupilhas; idealizador da Semana Farroupilha Acampamento Farrapo, onde participou por oito anos; e fundador do Grupo de Cavalgadas Tropeiro Sem Rumo. Atualmente patrão do Piquete Querência Farroupilha-RS.

Ataíde Pereira

Participa do CTG Aldeia Farroupilha há 24 anos, sendo um dos fundadores e patrão por seis mandatos; fez parte da invernada Veterana conquistando vários prêmios em rodeios. É formado pelo MGT e atua junto ao Departamento Cultural do Aldeia Farroupilha.

Débora Aranha Haupt

Dançarina pelo CTG Ronda Charrua, atuou na busca de novos integrantes à cultura gaúcha, da mesma forma pela qual se aproximou do Ronda e do gosto pela dança tradicionalista. Vencedora de vários concursos através do grupo de Danças Adulto; campeã na modalidade melhor saída no ENART 2000/01.

Leozir Specht

Sócio Fundador do CTG Chilenas de Prata e primeiro Agregado das Pilchas. Atua fortemente na busca de jovens para a cultura gaúcha. Tornou os membros do Chilenas de Prata em uma grande família e o CTG em sua segunda casa.

Monalisa Busetti

Participou de todas edições do FEGART desde 1988, bem como continua participando do ENART. Conquistou inúmeros prêmios como solista, conjunto vocal, declamação e danças tradicionais. Faz parte do Grupo de Danças Adulto do CTG Rancho de Gaudérios; auxilia na criação das indumentárias de diversos grupos de danças do RS. Ministrou diversas oficinas culturais e age diretamente nos Festejos Farroupilhas.

Texto e fotos:   Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social