Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação A Escola Pública de Música de Farroupilha recebeu na última sexta-feira, 12, os instrumentos musicais adquiridos através do Prêmio de Cultura da Famurs.
Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação
A Escola Pública de Música de Farroupilha recebeu na última sexta-feira, 12, os instrumentos musicais adquiridos através do Prêmio de Cultura da Famurs. A solenidade foi realizada na Casa de Cultura com a presença do assessor da Área de Cultura da Famurs, José Carlos Martins.
O projeto Escola Pública de Música foi destaque na categoria de Música, recebendo um troféu e um cheque no valor de R$ 2.500,00 e também foi o projeto destaque do concurso, agraciado com o troféu Cultura FAMURS/CODIC 2014 – Prêmio Especial e R$ 5 mil para investir no projeto.
Com o valor total foram adquiridos um baixo acústica 4/4 com capa Michel, um piano Yamaha p35, um xilofone baixo, um xilofone contralto, um xilofone soprano, um metalofone baixo, um metalofone contralto e um metalofone soprano.
Na ocasião, José Carlos Martins enfatizou o município como referência em cultura. “Com a Escola Pública de Música, a cidade toda é premiada, por isso, pelos próximos 2 anos (o prêmio é bianual), Farroupilha é referência em cultura no Estado”.
Já o prefeito Claiton Gonçalves destacou a união de esforços para tornar a Escola Pública de Música realidade. “Um projeto que saiu do coração do Tiago Daiello, que há muito era vontade também do Vanderlei Fontanela, e que eu abracei, a cidade toda a abraçou, e já recebe o reconhecimento”.
Promovido pela Famurs, em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS), o 4º Prêmio de Cultura da Famurs foi concedido à melhor ação cultural desenvolvida pelas administrações municipais do Estado. A solenidade aconteceu no dia 30 de julho, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael.
Projeto
A Escola Pública de Música é uma escola totalmente gratuita especializada no ensino/aprendizagem de música para crianças, jovens e adultos. Para isso, disponibiliza a seus alunos aulas teóricas e práticas, em espaços especialmente destinados a este fim, com fornecimento de instrumentos musicais para aqueles que não possuem um próprio.
Tem como principais objetivos formar e/ou aperfeiçoar, do nível básico até a profissionalização, crianças, jovens e adultos na área da música erudita e popular, conforme faixas etárias, nível de conhecimento musical e interesses de aprendizagem. Além disso, procura disseminar a música como instrumento de inclusão social e lazer.
História
A trajetória da Escola Pública de Música de Farroupilha teve início em julho de 2013. A ideia surgiu a partir do aproveitamento do projeto particular idealizado e aprovado junto ao Ministério de Cultura (Minc), mas que acabou não sendo concluído. O mesmo terminou então por ser acolhido pela Prefeitura Municipal de Farroupilha devido as crescentes reivindicações da comunidade.
Para cumprir o objetivo foi alugada uma casa de grande valor cultural para o município, pois a mesma foi residência de um famoso pároco local (Monsenhor Thiago Bombardelli) e de um dos mais prestigiados prefeitos (Avelino Maggioni), além de apresentar uma arquitetura peculiar (estilo Art Déco), para instalar a Casa de Cultura. Neste mesmo local, foi alocada a Escola Pública de Música de Farroupilha.
A casa recebeu melhorias físicas para se adequar a nova situação. Além disso, foram contratados professores e funcionários para garantir a prestação dos serviços. Por m, foi estruturada uma proposta pedagógica musical original, com ênfase no estudo do instrumento e na prática de música. Em 2014 a Escola foi agraciada com o prêmio FAMURS – CODIC, nas categorias Música e Especial (Melhor do Estado).
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 15/09/2014