Foto: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação O 4º Festival do Moscatel, realizado em Farroupilha-RS, no Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, encerrou neste domingo.
Foto: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação
O 4º Festival do Moscatel, realizado em Farroupilha-RS, no Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, encerrou neste domingo. Foram recebidas, no total dos dois finais de semana, 2036 (duas mil e trinta e seis) pessoas, oriundas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Esse número atendeu a capacidade máxima do evento, que teve lugares limitados, oferecendo acomodações para sentar.
Foto: Marciele Scarton/Afavin
Foram servidos ao público, cardápio especial e bebidas à vontade – mais de 40 rótulos, entre espumantes moscatel e brut, frisantes, vinho moscato, vinhos finos tintos e sucos de uva – , das empresas integrantes da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinícola Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini. O consumo médio foi superior a uma garrafa de bebida por pessoa. Somente de espumante moscatel, foram cerca de mil garrafas consumidas. “Atingimos todos os objetivos que tínhamos ao projetar essa edição: casa cheia, satisfação plena do público presente, alto consumo dos produtos das vinícolas associadas e público diversificado, de diversos municípios do Estado e de outras regiões do país, interessado em conhecer e apreciar os produtos farroupilhenses”, avalia o presidente da Afavin, Ricardo José Chesini.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, o Festival do Moscatel cumpre seu papel de fortalecer a cadeia produtiva, mas ele destaca também que o evento enogastronômico foi concebido para ser uma porta de entrada de turistas na Serra Gaúcha. “Esperamos que o visitante venha a Farroupilha motivada pelo Festival e acabe conhecendo os demais atrativos do nosso município e também das cidades vizinhas.”, pontua.
Para harmonizar com a bebida foco do evento, o espumante moscatel, cardápio especial foi elaborado pela equipe da Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul. A utilização do moscatel na composição e no preparo dos alimentos teve destaque. Entre os exemplos dessa combinação estiveram cordeiro assado ao vinho moscatel e sobremesas como Panna Cotta com sagu de moscatel e mousse de chocolate com cobertura de marshmallow de moscatel. Outro produto que teve o espumante moscatel adicionado em sua composição foi o queijo. Esse aperitivo servido aos visitantes foi exclusivamente elaborado para o evento pela agroindústria familiar Puro Sabor, de Farroupilha, a partir de receita da escola de gastronomia. O cardápio do Festival do Moscatel foi composto por: Aperitivos (pães, legumes em conserva e queijos artesanais), Antepasto (buffet com cinco variações de saladas); Mercadinho das Massas: Ravioli à moda piemontes, Rondelle de legumes e Bigoli com tomate e manjericão; Pratos Principais: Leitão assado à moda romana, Cordeiro assado ao vinho moscatel, Fantasia de legumes e batatas assadas; Doces: sobremesas e doces que harmonizam com espumantes, biscoitos e trufas para o café.
O funcionamento do Festival ocorreu nas sextas e sábados das 19h às 22h e nos domingos, das 11h às 16h. O ingresso ao valor de R$ 80 por pessoa deu direito a bebidas premiadas e ao cardápio elaborado pelos chefs, servidos à vontade, em ambiente aconchegante, com confortáveis acomodações, música e atrações.
Entre as atrações musicais do Festival do Moscatel estiveram Acústica Company, de Porto Alegre, Samuel Sodré, de Caxias do Sul, Robson Gervasoni, de Farroupilha e a atração internacional Infantuna Cidade de Viseu, de Portugal, com apresentações na sexta, dia 12/09 e no domingo, dia 14/09. O grupo veio a Farroupilha com 16 integrantes, que apresentaram música e folclore portugueses, em participação que animou o público com interações.
Conteúdo relacionado ao Festival do Moscatel pode ser acompanhado pela Fan Page do evento. Basta acessar o link facebook.com/festivaldomoscatel e curtir a página.
Público satisfeito
O Festival do Moscatel foi projetado para proporcionar uma experiência enogastronômica única, com bebidas premiadas e cardápio elaborado por chefs, servidos à vontade, em ambiente aconchegante, com confortáveis acomodações, música e atrações. Essa proposta diferenciada foi aprovada pelo público. “Vamos retornar no ano que vem trazendo mais amigos”. Essa frase foi repetida pelos visitantes em várias mesas e muitas vezes em uníssono pelos integrantes de cada família ou turma. Esse foi o caso dos visitantes de Porto Alegre-RS, Marilene Boch, Aurélio Dornelles, José e Alexandra Machado, Máximo Pasin e Marilia Fuhrmaister, que estiveram no Festival do Moscatel no sábado, 13 de setembro. “Voltaremos com certeza, o evento foi uma delícia, nos divertimos muito”, disse Alexandra Macagnan, que participou com as amigas Fernanda Beati e Adriana Schaefer, todas farroupilhenses. As amigas de Serafina Corrêa, Adriana Santin e Maria da Glória Dalla Líbera, que já tinham visitado o Festival do Moscatel na edição passada, retornaram esse ano e trouxeram o amigo Samuel Francisco. “Me senti à vontade aqui, estou impressionado com a receptividade do local”, contou ele. O casal Mamede e Ema Moreira, de Florianópolis-SC, elogiou, além da gastronomia e das bebidas oferecidas, o serviço de transporte gratuito dos hotéis até o local do evento, uma cortesia do Festival do Moscatel, que defende o trânsito seguro.
Realização
A 4ª edição do Festival do Moscatel foi uma realização da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), contando com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Universidade de Caxias do Sul (UCS). Patrocinam a quarta edição: Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, LNF Latino Americana, Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo, Tramontina e Mario Tur.
Fonte: Imediata Comunicação/ Assessoria de Imprensa da Afavin
Texto: Marciele Scarton
Data de publicação: 15/09/2014