Encerrou na tarde de domingo, 31, a VIII Semana das Pessoas com Deficiência (PCD). Durante os dez dias de programação foram promovidas diversas atividades, com o objetivo de contribuir, esclarecer dúvidas e enfatizar o tema “Atitudes Fazem a Diferença...

Encerrou na tarde de domingo, 31, a VIII Semana das Pessoas com Deficiência (PCD). Durante os dez dias de programação foram promovidas diversas atividades, com o objetivo de contribuir, esclarecer dúvidas e enfatizar o tema “Atitudes Fazem a Diferença”. Foram promovidas atividades de conscientização, entre elas, caminhada, filmes, teatro, palestras, oficinas e outras.

A Caminhada da Inclusão abriu a programação no dia 21 e na oportunidade foi entregue uma cartilha da APAE, parceira da ação.

A programação foi realizada também na área central do município com uma mateada na Praça da Bandeira e a aplicação da multa moral nas vagas especiais do estacionamento rotativo. Nas duas oportunidades membros das entidades organizadoras estiveram disponíveis orientando sobre as deficiências, os trabalhos realizados pelas equipes e como a população pode auxiliar na inclusão social destas pessoas.

E no fim de semana a VIII Semana das Pessoas com Deficiência encerrou com o espetáculo Caminhos In Comuns. Inédito em Farroupilha, o espetáculo apresentou na noite de sábado o estilo do Dance Ability, método para dança, movimento e comunicação não verbal que integra pessoas com e sem deficiência. Este método permite que todas as pessoas se expressem e colaborem artisticamente. Caminhos in comuns envolve dança, teatro, em um cenário iluminado e montado para valorizar os artistas e a dança. E no domingo, as atividades encerram com o Oficina Dance Ability, no CTG Ronda Charrua.

A realização VIII Semana das Pessoas com Deficiência foi da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, através do CRAS I e II, com apoio das Secretarias de Educação e Saúde e Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Farroupilha (AMAFA), Associação Municipal de Deficientes Físicos (AMDEF), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Farroupilha (APAE), Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV), Associação Farroupilhense dos Estomizados (AFEST) e Associação Farroupilhense Pró-Saúde.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 01/09/2014

Compartilhe!