A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, informa que foram desenvolvidas diversas ações com o objetivo de oferecer medidas protetivas a pedintes, que abordavam moradores em diversos pontos centrais do município.

As equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria conversaram com os cidadãos, especialmente nas proximidades de estabelecimentos bancários. Os mesmos informaram que estavam e/ou estão acampados em um terreno do município, próximo à empresa Bigfer e que se tratam de índios guaranis. Nas ocasiões, dispensaram o auxílio dos órgãos responsáveis do município, alegando que preferiam solicitar ajuda financeira de quem circula pelo centro da cidade.

No dia 13 de agosto, uma nova abordagem foi realizada pelo CREAS, Conselho Tutelar e Brigada Militar, quando foram orientados a não exporem suas crianças a pedir esmolas e a não deixá-los fora da escola. Um senhor, na mesma situação, foi abordado na área central e informou não necessitar de ajuda e estar fazendo turismo.

Pelo fato de os locais por onde circulam essas pessoas serem públicos, elas justificarem que não necessitam e nem desejam receber ajuda e demonstrarem discernimento quanto aos seus atos, o poder público esclarece que não há possibilidade de encaminhamentos diferentes. Enfatiza ainda que é de vital importância que os moradores não deem esmolas, para que os órgãos responsáveis possam atuar da forma adequada.

Pessoas que precisem de auxílio social, como alimentos, roupas, transporte para sua cidade de origem, entre outros, podem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS I E II) localizados respectivamente nas ruas Antônio Benvenutti, 67, no Bairro Industrial e Júlio de Castilhos, 1190, Centro. Os telefones para contato são 54.3628.6969 e 54.3268.1633.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social