Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação   Desde abril deste ano, mais de 40 estudantes que frequentam o Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela, estão aprendendo o Taekwondo, uma arte marcial coreana que surgiu há cerca de dois mil anos...

  Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

  Desde abril deste ano, mais de 40 estudantes que frequentam o Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela, estão aprendendo o Taekwondo, uma arte marcial coreana que surgiu há cerca de dois mil anos e que tem como princípios éticos a cortesia, a integridade, a perseverança, o autocontrole e o espírito indomável. As aulas fazem parte do Projeto Arte e Movimento, proposto e desenvolvido pelo Mestre Alessandro Paulo da Silva, da Academia Unidos, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Educação.

A segunda-feira, 11, foi um dia especial para estes adolescentes, que fizeram a primeira troca de faixa do esporte.  “A preocupação não está em formar grandes atletas, mas sim cidadãos”, destacou Alessandro. O Secretário de Assistência Social e Cidadania, Miguel Ângelo de Souza incentivou os participantes. “Além do exercício físico, o Taekwondo ensina a meditação, a disciplina, a nos conhecer um pouco mais e conhecer aquela pessoa que está do outro lado com a mesma intenção que nós. Quem sabe um de vocês seja um campeão e traga para Farroupilha mais um troféu”.

   Além de proporcionar o aprendizado gratuito da arte marcial, o projeto ainda inclui o acompanhamento das famílias dos jovens, através do serviço de psicologia oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I). “O esporte é uma forma de superar dificuldades sociais e também facilita o trabalho da disciplina escolar, da não violência, do respeito”, explica o Secretário.  Ele adianta ainda que a ideia é ampliar a proposta. Atualmente são atendidos 40 alunos, divididos em duas turmas, sendo que as aulas acontecem sempre às segundas-feiras. O transporte é disponibilizado pela Secretaria de Educação.

O Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela é uma instituição de contraturno, que visa melhorar as condições de vida de jovens através de diversas oficinas. Hoje são atendidos 211 estudantes, de 5 a 14 anos.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 11/08/2014

Compartilhe!