Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação     Com a presença de pesquisadores, estudantes, professores, agrônomos e agricultores foi aberto oficialmente o 5º Seminário Nacional do Quivizeiro, em Farroupilha.

Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

Com a presença de pesquisadores, estudantes, professores, agrônomos e agricultores foi aberto oficialmente o 5º Seminário Nacional do Quivizeiro, em Farroupilha. O encontro acontece no Núcleo Universitário da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no município e segue até o final da tarde.  A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios (CICS).

Para Neuri Frozza, Gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, que falou em nome da comissão organizadora do evento, a produção do kiwi necessita de debate, visto os problemas enfrentados com o cultivo atualmente e a necessidade de desenvolvimento e crescimento no Estado. “Muita coisa há para fazer para que seja um fruto de consumo. O debate é fundamental para que o cultivo tenha centralidade de pesquisa”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Silvestrin, deu as boas vindas aos presentes, enfatizando a participação de uma estudante colombiana e dos trabalhadores rurais que, para ele, são os verdadeiros responsáveis por acreditar e levar a cultura adiante. Falou ainda sobre a importância do debate. “A Fenakiwi será a festa das festas. E a estrela é o kiwi. Neste 5º Seminário temos que debater o futuro. Há 30 anos começamos o plantio e temos muito que avançar, desde a colheita, a estocagem até a comercialização”.

A primeira palestra foi do Dr. Samar Velho da Silveira da EMBRAPA Uva e Vinho. Em seguida palestram o Prof. Dr. Acelino Couto Alfenas – fitopatologista da Universidade Federal de Viçosa – MG, Prof. Dr. Diego Snidaro – Conselheiro da Ordem dos Doutores Agrônomos de Latina – Itália e o Prof. Dr. Paulo Vitor Dutra de Souza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Até às 17h serão abordados temas como práticas do cultivo no Brasil e na Itália, métodos de colheita, controle de qualidade aspectos econômicos, entre outros.

O apoio é do Banco do Brasil, Basf The Chemical Company, Emater/RS Ascar, Embrapa – Uva e Vinho, Fepagro, Sebrae – Juntos Para Competir – Farsul – Senar, Sindicato Patronal Rural da Região de Caxias do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social