Secretaria Municipal de Saúde, Associação Farroupilhense Pró-Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais promovem na próxima sexta-feira, 11, palestra com o tema “Prevenção e combate às doenças de pele”. O encontro acontece às 14h, no Sindicato, e será ministrado por Maria Geneci da Silveira, coordenadora do setor de dermatologia sanitária da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Conforme a Norma Técnica da Portaria nº 304/2014, Farroupilha é considerado município prioritário na disponibilização de protetor solar, por abrigar populações vulneráveis ao câncer de pele, em especial os trabalhadores rurais.

Inicialmente, para ter acesso o produto, o trabalhador deverá estar vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na entidade preencher um formulário para cadastro. Assim que o protetor for liberado pelo Estado, o usuário será comunicado e poderá retirá-lo na Farmácia Popular.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Rio Grande do Sul possui a maior incidência de câncer maligno da pele no Brasil, com 6.38 novos casos de melanoma para cada 100 mil habitantes por ano. Em 2012, foram registrados 199 óbitos por este tipo de câncer no Estado.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social