Lançado na manhã desta terça-feira, 08, o Concurso Estudantil – Projeto Farroupilha Bem Gaúcha já recebeu as primeiras inscrições das escolas da cidade, além de agendamentos para receber as oficinas de danças tradicionalistas, uma das categorias desta segunda edição. Durante o evento, as equipes diretivas receberam orientações e o novo regulamento, que neste ano inclui mais uma modalidade – instrumental – a participação de estudantes universitários e a ampliação do projeto para toda serra gaúcha.

Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

O coordenador do Projeto e Chefe de Comunicação, Tiago Ilha, destacou as mudanças e convidou professores e alunos para se engajarem na ação. “Nesse ano houve a ampliação, com a categoria universitária. As oficinas já estão liberadas, já temos uma demanda para essa semana e todas as escolas que quiserem elas estarão disponíveis a partir de amanhã”. Ainda apresentou os oficineiros Elenice Girelli, Rodrigo dos Santos, Julio Bach e Gustavo Inocêncio, que estarão juntamente com os integrantes da Comissão Organizadora, Rafael Crippa, Monalisa Busetti, Tardian Bondan e Vinicius Grazziotin de Cesaro, ensinando e tirando dúvidas durante o período de aprendizagem nos colégios.

“A base é a educação, a cultura, o trabalho que se faz nas escolas. São tantas coisas boas que o projeto pode trazer a tona, como a capacidade de integração e liderança. Ele abrange muitas coisas, pode ser trabalhado de diversas maneiras, perpassa por diversas áreas do conhecimento”, ressaltou o integrante da coordenação do projeto e diretor da Secretaria Municipal de Educação, Vinicius Grazziotin de Cesaro, durante seu pronunciamento.

No mesmo sentido, a Secretária Elaine Giuliato enfatizou a importância da ação para integrar diversos itens que fazem parte da educação: “Gostaria que as escolas pudessem aproveitar essas ferramentas do projeto para abordar diversas questões como a cultural, a educacional, da língua portuguesa, toda essa infinidade que o Bem Gaúcha abrange e que nossas escolas possam ocupar esse espaço com prazer e alegria.” Ainda convidou para que escolas,  CTGs e entidades fizessem parte do Desfile Cívico.

“O projeto neste ano alcança uma maturidade através dos universitários e vai preparando para o FEGARTE, que vai apresentar todo esse envolvimento dos grupos artísticos tradicionalistas e não só da cidade, mas de todo Rio Grande do Sul”, comemorou o Prefeito Claiton Gonçalves.

No ano passado, a atividade reuniu mais de 3 mil estudantes, que participaram de oficinas  de dança tradicional, declamação, intérprete vocal e leitura, aprendendo sobre a história e os costumes do povo gaúcho. A etapa municipal será apresentada no mês de setembro nos dias 08, 09 e 10 e a regional nos dias 15, 16 e 17. As inscrições para o Concurso devem ser realizadas junto às secretarias das escolas até 02 de setembro e posteriormente enviadas para o endereço eletrônico bemgaucha@farroupilha.rs.gov.br.

A realização é da Prefeitura Municipal de Farroupilha, Através da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social