Fotos: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação A Semana do Meio Ambiente foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira, 02, em solenidade na Casa de Cultura.

Fotos: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação

A Semana do Meio Ambiente foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira, 02, em solenidade na Casa de Cultura. Na oportunidade, foram apresentadas as ações do evento e lançado o Prêmio Ação Ambiental 2014, que reconhecerá iniciativas empresariais, de instituições de ensino, da sociedade civil organizada e de cidadãos em geral, que promovam ações voltadas à preservação ambiental na cidade.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Júlia Zílio destacou que entre as atividades estão debates, encontros de trabalhos, palestras, esquetes de teatro, audiência pública sobre resíduos sólidos, distribuição de mudas nativas, entre outras e explanou sobre o regulamento do Prêmio, que está disponível no site da prefeitura.

O Secretário de Meio Ambiente, Márcio Güilden agradeceu o empenho da equipe de trabalho e falou sobre a importância da participação da comunidade. “Quando dividimos responsabilidades, construímos consciência coletiva. A Semana envolve muitas atividades e a participação é fator decisivo para construir com mais responsabilidade”.

O Prefeito Claiton Gonçalves reforçou a preocupação do meio ambiente, enquanto chefe do Executivo. “Desde os pequenos gestos até grandes questões, todas as ações farão a diferença para que tenhamos um mundo melhor”.

Após, a escola de Teatro Pés no Palco apresentou a Esquete Toque de Consciência, que revela a necessidade de conscientização em relação a diversas questões ambientais, como o desperdício de água e a destinação de resíduos.

Nesta manhã, a programação continuou com encontro de trabalho com entidades para apresentação de prognósticos e diagnósticos e ações dos temas água, esgoto, drenagem do Plano Municipal de Saneamento Básico, no Salão Nobre da Prefeitura.

Foto: Clariana Zanatta

Celebrado anualmente em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para elevar a conscientização e a preservação ambiental. É neste dia também que acontece um dos principais pontos da programação: a Audiência Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Será às 8h30, no Salão Nobre da Prefeitura, com a palestrante Vânia Schneider.

A realização é da Prefeitura Municipal de Farroupilha através da Secretaria de Meio Ambiente. O apoio é de Comam, Afapam, Coleto, Erva Mate Ximango, Biblioteca Pública, Secretarias Municipais, Coordenadoria de Cultura, Patram, CTG Ronda Charrua, Grupo de Escoteiros Rouxinol da Serra e Corsan.

Confira a programação completa:

Confira o Comunica Farroupilha sobre Meio Ambiente

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social