Foi lançada nesta segunda-feira, 19, a X Jornada de Enfrentamento e Prevenção Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Farroupilha. O encontro destinado a autoridades, professores e diretores das escolas públicas e particulares, aconteceu no Auditório da TV Novo Tempo e contou com uma encenação sobre a violência e a apresentação de dois recortes dos filmes: Silêncio Interrompido e Confiar.

O tema da Jornada é “Faça Bonito – Quebrando o Silêncio” e será desenvolvido nas escolas municipais até outubro, através da apresentação e discussão de filmes para os adolescentes de 6º, 7º, 8º e 9º anos e para crianças de 3º, 4º e 5º anos. A abertura também serviu para que as escolas aderissem ao Projeto desenvolvido pelo Conselho Tutelar e CREAS.

O encerramento da Jornada será no dia 10 de Outubro de 2014 com uma BLITZ para entrega de adesivos em pontos estratégicos da cidade. A promoção é das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, através do CREAS e de Educação, através do Conselho Tutelar. Informações podem ser obtidas pelo telefone 54.3268.1414.

18 de maio

18 de maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído pela lei federal 9.970/2000 que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Nesta data, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os direitos humanos violados. Apesar de crime hediondo, ainda está impune.

Por isso, o dia 18 de maio marca a intensificação dos trabalhos para a mobilização, sensibilização, informação e convocação a participar dessa luta.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br