Público do Serviço: Serviços ao Cidadão

Departamento Vinculado: Habitação e Assistência Social

  • Presencial
A Secretaria de Habitação e Assistência Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza o cadastramento de famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Bolsa Família,Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.
Prioridade de atendimento
Conforme Lei Federal nº 10.048/2000.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.html
Previsão de tempo de espera para atendimento
Mediante agendamento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I, CRASII e CRAS III), ou diretamente na Secretaria de Habitação e Assistência Social. 
Principais etapas para obtenção do serviço
O atendimento (entrevista, inserção no sistema e monitoramento) é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), conforme região de moradia.

Documentos Necessários:

O Responsável Familiar - RF (aquele que presta as informações sobre a família) deve ter no mínimo 16 anos.

O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

Não basta fazer o cadastro, é preciso manter os dados da sua família atualizados.

Se sua família mudou de endereço, as crianças mudaram de escola, vieram pessoas novas morar na casa, alguém mudou de emprego ou perdeu o trabalho, a pessoa responsável pela família precisa ir ao CRAS para atualizar o cadastro.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado.

As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site https://cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.

No site ou aplicativo, a família pode obter um comprovante de cadastramento, clicando em “Consulta Simples”. Nesse caso, basta fornecer alguns dados de identificação da pessoa cadastrada.

A família também pode ter acesso ao cadastro completo e até consultar alguns programas sociais que recebe, como o Bolsa Família e o BPC. Para isso, é preciso clicar em “Consulta Completa”, fazer o login “gov.br” e depois navegar pelos botões do sistema.

Cobrança de taxas

Não há cobrança de taxas para este serviço.

Formas de prestação do serviço
Presencial, através de equipe técnica especializada.
Segue o endereço para contato:

CRAS I
Rua Antonio Benvenuti, 67 | Bairro Industrial
(54) 2131-5327

CRAS II
Rua Coronel Pena de Moraes, 954, Bairro| Centro
(54) 99933-7346 e 99778-3441

CRAS III
Rua Remigio Tartarotti, 765, Bairro| Primeiro de Maio
(54) 2131.5343 ou 99949-7173


Fone: (54) 2131-5302 (Secretaria de Habitação e Assistência Social.)
Endereço: Rua Tiradentes, nº411, Centro Farroupilha/RS
Avaliação do Serviço