Evento ocorreu na noite da terça-feira
Foi nessa data, em 1875, que a localidade de Nova Milano acolheu as famílias de Tommaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico, vindas de Olmate, na província de Milão. A chegada desses pioneiros deu início a um processo migratório que, ao longo dos anos, formou comunidades vibrantes, preservou tradições e impulsionou o desenvolvimento regional com base no trabalho árduo, na fé e na união familiar.
Além das autoridades, estiveram presentes presidentes e membros de entidades representativas da cultura italiana, como, por exemplo, a Presidente do Círculo Ítalo Brasileiro, Mara Balardin, que comentou sobre o evento ter ocorrido em um local tão simbólico como o Parque da Imigração Italiana.
“Foi um evento bonito, simples e com uma representatividade que retratou muito a realidade que os imigrantes encontraram em sua chegada aqui na Serra Gaúcha, com uma diversidade de clima. O evento me reportou para a vinda de meu tataravô ao Brasil, e isso me emocionou muito, já que nos trouxe uma reflexão sobre o que eles passaram para dar a início a essa história tão bonita”, disse.
Durante as celebrações, os representantes municipais participaram do hasteamento das bandeiras de suas cidades, juntamente com os pavilhões do Brasil, da Itália e do Rio Grande do Sul — em uma solenidade de respeito, memória e reconhecimento.
Como parte das celebrações, uma missa foi rezada na Paróquia Santa Cruz pelo bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e pelo Padre Ibanor Zanatta, com trechos sendo lidos em italiano e com a participação do Coral da Tramontina. O momento foi lembrado com emoção por Ivete de Cesaro, participante do Grupo Nei Tempi del Filó.
“Foi uma honra de participar das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, um momento de profunda emoção e respeito. Chegar na igreja e assistir uma missa italiana foi emocionante! Me sinto verdadeiramente honrada em fazer parte do grupo Nei Tempi del Filo, que mantém vivas as tradições, memórias e valores deixados por esses imigrantes.”, comentou.
A cultura típica italiana foi representada pelos Grupos Folclóricos, que com música, vestes e jogos trazidos pelos imigrantes, mantém viva essa tradição. O Grupo Nani esteve presente, seu presidente, Antoninho Tumelero, falou sobre a participação do grupo no jantar festivo que serviu a típica comida italiana.
“Foi um prazer poder fazer parte desse evento, vendo que muita gente estava envolvida e fazendo os seus trabalhos com amor. O jantar com as comidas típicas dos italianos que lembra bem os 150 anos da imigração, foi ainda melhor, visto que foi realizado no berço da imigração, que é Nova Milano. Nós do Grupo Náni só temos a agradecer aos organizadores do evento, tendo em vista que foram um sucesso todas as festividades realizadas,” disse.
Em sua fala, o Prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, lembrou que reconhecer o legado de milhares de famílias que, ao escolherem o RS como lar, fincaram raízes que florescem até hoje, é motivo de orgulho.
“Mais do que uma comemoração, os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul representam um marco na formação da identidade do povo gaúcho. Os primeiros imigrantes enfrentaram desafios imensos: o idioma desconhecido, as dificuldades climáticas e o trabalho árduo na terra. Com perseverança, fé e um profundo senso de comunidade, vilas foram construídas, a agricultura perseverou, negócios foram criados e a vitivinicultura pode se desenvolver. Tudo isso influenciou a cultura regional com sua música, culinária, religiosidade e valores.”, disse.
No hasteamento das bandeiras, representaram os municípios convidados as seguintes autoridades:
1) Município de Flores da Cunha – Secretário de Administração e Governança, César Conz
2) Município de Veranópolis – Secretário de Obras e Trânsito de Farroupilha, Matheus Paim
3) Município de Caxias do Sul – Prefeito, Adiló Didomenico
4) Município de Garibaldi – Secretária de Turismo, Lina Berto Furnalett
5) Município de Marau – Secretário de Cultura, Paulo Dal Paz
6) Município de Antônio Prado – Secretária de Turismo, Patrícia Schenkel
7) Município de Nova Bréscia – Prefeito, Angelo Barbieri
8) Município de Encantado – Secretária de Turismo, Karina Mezzomo
9) Município de Guaporé – Prefeito, Odair André Rossetto
10) Município de Casca – Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Farroupilha, Marli Bortolini da Silva
11) Município de Carlos Barbosa – Prefeita em Exercício, Beatriz Martin Bianco
12) Município de Nova Bassano – Vice-Prefeito, Antônio Tapparo
13) Município de Paraí – Prefeito, Gilberto Zanotto
14) Município de Nova Prata – Vice-Prefeito, Altir Ferro
15) Município de Arvorezinha – Prefeito, Clóvis Provensi Roman
16) Município de Bento Gonçalves - Secretário de Gestão e Governo de Farroupilha, Thiago Galvan
17) Município de Muçum – Secretário de Saúde de Farroupilha, Thiago Brambilla
18) Município de Anta Gorda - Secretário de Finanças de Farroupilha, Plínio Balbinot
19) Município de Nova Araçá – Secretária de Educação de Farroupilha, Flávia Zanfeliz
20) Município de São Marcos – Prefeito, Volmir Rech
21) Município de Ciríaco – Princesa de Farroupilha Suelen Vitória Olszeski
22) Município de Ilópolis – Rainha de Farroupilha, Vitória Albuquerque Bartelle
23) Município de Putinga – Princesa de Farroupilha Maria Eduarda Anceski Busch
24) Município de Serafina Corrêa – Vice-Prefeito, Eduardo Zamprogna Matielo
25) Município de Farroupilha – Prefeito, Jonas Tomazini
26) Hasteamento da bandeira da Itália - Representante do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITS), Ladir Brandalise
27) Hasteamento da bandeira do Brasil - Comandante do 36º BPM de Farroupilha, Tenente-Coronel Giovani Gomes
28) Hasteamento da bandeira do Rio Grande do Sul - Secretário Executivo do Plano Rio Grande, Clair Kuhn
Data de publicação: 22/05/2025
Créditos: Cristiano Soares Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti