Ação conjunta já identificou 56 veículos em situação de abandono
O trabalho de fiscalização tem início com o recebimento da denúncia ou identificação do veículo, seguido por vistoria técnica e levantamento de dados junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-R). Com a identificação do proprietário, a notificação é emitida, e o caso é encaminhado à Brigada Militar, responsável pela remoção do automóvel irregular.
De acordo com o Código de Posturas Municipal, são considerados veículos abandonados aqueles que permanecem por mais de 10 dias em via pública sem placas de identificação, ou mesmo com placas, quando apresentarem sinais claros de inoperabilidade, ferrugem, acúmulo de lixo, mato ou ausência de número de chassi ou motor.
Após a remoção, os veículos ficam armazenados por um período de 60 dias, podendo ser resgatados pelos proprietários mediante pagamento das taxas de recolhimento, estadia no depósito e multa. Caso o resgate não ocorra nesse prazo, os veículos serão levados a leilão público.
A Prefeitura reforça que a ação tem caráter educativo e preventivo, buscando garantir a segurança, mobilidade urbana e a preservação do espaço público. Denúncias sobre veículos abandonados podem ser feitas diretamente na Ouvidoria Municipal, através do telefone (54) 98404-5537.
Data de publicação: 22/05/2025
Créditos: Cristiano Soares Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti