Equipamento será utilizado nos trabalhos prestados pela Ecofar

A Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, e da Ecofar, empresa que presta o serviço de limpeza urbana da cidade, iniciou na manhã desta sexta-feira, 07 de junho, a operação da capina elétrica na cidade. Os trabalhos acontecem nas ruas do bairro Belevedere.

Conforme o Secretário Nestor Zanonato Filho, a cidade já buscava um meio de melhorar a capina das ruas, uma vez que a utilização de produtos químicos são proibidos pela legislação ambiental, a capina elétrica se mostra como uma alternativa altamente positiva para melhorar os trabalhos.

“Estávamos buscando alternativas para auxiliar a capina tradicional e quando fomos pesquisar encontramos a capina elétrica onde também fomos verificar se ela estava de acordo com a legislação para podermos utilizarmos no município, otimizando e auxiliando nos trabalhos prestados.”, destacou.

Os testes haviam iniciado no bairro Do Parque e se mostram eficazes. Com isso, a Ecofar informa que os trabalhos da capina elétrica seguirão os mesmos roteiros das equipes que realizam a capina manual.

Para o diretor presidente da Ecofar Evandro Breda, a capina elétrica vem para somar os trabalhos já prestados pela empresa.

“O equipamento irá acompanhar a capina tradicional com o cronograma que já temos, dessa forma conseguimos ter um resultado mais efetivo nos serviços prestados para a comunidade.”, ressaltou.

De acordo com a empresa Eco Herb, a máquina funciona com a geração de energia elétrica que acaba queimando a raiz das plantas, sem prejudicar o meio ambiente, diminuindo a incidência do seu crescimento, visando maior aproveitamento de tempo e pessoal com a aplicação do método em períodos cada vez mais espaçados.

A capina elétrica oferece mais eficiência principalmente nos períodos chuvosos, sendo importante destacar que esse método é livre de resíduos ao contrário do controle por meio herbicidas, que causa impactos nocivos às pessoas e animais, bem como prejuízo ao ecossistema. Além de não danificar o asfalto, calçadas, concreto e paralelepípedos.

Data de publicação: 07/06/2024

Créditos: Schaiane Sacramento

Créditos das Fotos: Schaiane Sacramento

Compartilhe!