Poder Público e Defesa Civil Municipal emitem laudo sobre risco de desmoronamento na comunidade. Famílias precisaram ser retiradas do local

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, informa que a Estrada Salto Ventoso, na comunidade de Linha 7 de Setembro, segue totalmente bloqueada devido às chuvas que atingiram a região no começo deste mês e causaram transtornos em diversos pontos.

Um laudo dos técnicos da pasta, assinado pelo Engenheiro Civil Marcos Roberto Ranzolim, referendado pela Defesa Civil, com a assinatura do Coordenador do órgão Enio Ferreira (confira o documento abaixo) aponta que o local ainda representa risco de deslizamentos do talude, colocando risco a vida de pessoas e condutores que passem pelo local.

De forma preventiva, famílias residentes em nove moradias precisaram ser retiradas e foram realocadas em casas de parentes por questão de segurança.

Conforme o Secretário Nestor Zanonato Filho, o local é monitorado diariamente com a medição do nível de água que ainda se encontra no local. Um trabalho de escoamento e de ensaio do solo – verificação através de perfuração das condições – também deve ser realizado assim que tiver menor índice de umidade do solo.

Não há previsão de liberação da pista e das casas no entorno.

Data de publicação: 21/05/2024

Créditos: Cristiano Lemos