Atividade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura
A formação foi conduzida pela professora Graciele Rosa da Costa Soares, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFRS e a psicopedagoga Ana Paula Pintos Borges Bíscaro.
Entre os temas abordados, destacaram-se a compreensão das deficiências e condições associadas; características e necessidades específicas dos estudantes; elaboração de protocolos próprios de acompanhamento; estratégias de manejo e apoio no cotidiano escolar; além das políticas de inclusão e dos marcos legais que orientam as práticas na área.
O encontro também teve como foco valorizar e escutar as vivências dos monitores, acolhendo suas demandas e desafios enfrentados no ambiente escolar. Essa escuta ativa possibilitou uma troca de saberes e experiências, fortalecendo a construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas.
Esse foi o primeiro de três encontros planejados em parceria com o IFRS. As próximas formações ocorrerão nos meses de maio e junho, com conteúdos que, além dos já programados, serão definidos a partir das reflexões e questionamentos surgidos nesta primeira etapa.
Data de publicação: 11/04/2025
Créditos: Cristiano Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti