Objetivo da academia é congregar escritores e artistas para fomentar a leitura

Durante a 33ª Feira do Livro, com a presença do Prefeito Municipal Fabiano Feltrin, do vice-prefeito Jonas Tomazini, da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Juventude Luciana Zanfeliz, do vice-presidente da Academia de Letras do Rio Grande do Sul Rossyr Berny, demais autoridades e convidados, houve o lançamento e posse dos primeiros membros da Academia Farroupilhense de Artes Literárias e Culturais - AFALIC.

O objetivo da academia é congregar escritores e artistas para fomentar a leitura, a escrita e a cultura, como também divulgar trabalhos literários e artísticos, de acordo com as normas do estatuto. É composta por sessenta cadeiras, sendo que os patronos e patronesses homenageados são escritores, músicos, artistas plásticos, dramaturgos, escultores e artistas de outras áreas. O poeta Oscar Bertholdo, a escritora Marlene Rozina Feltrin e o músico Realdino Bortolini são os farroupilhenses que integram a relação dos homenageados.

A Diretoria ficou assim constituída: Presidente: Salete Nair Carletto Cousseau, Vice-Presidente: Robson Gervasoni, Secretária: Simone Lovatel Marchet, Bibliotecária: Aldanice Maria da Costa e Tesoureira: Doralene Cavalca Salmoria.

Os membros-fundadadores são os seguintes: Aldanice Maria da Costa, Áubier Teccin Roncaglio Bagnara, Dolores Salete Zanonato Maggioni, Doralene Cavalca Salmoria, Edson Luiz Paesi, Egui Baldasso, Janaína Ciquelero Bellé, Lenir Teresinha de Paula de Lima, Mara Denise Bardemaker, Nelson Dagnese, Robson Micael Gervasoni, Rozângela Beatriz Nunes Maciel, Salete Nair Carletto Cousseau e Simone Rosiléia Lovatel Marchet. A patronesse da feira e escritora Tânia Perotti Bertol, a artista visual Deisi Dagnese, a dramaturga Márcia Tonin, os músicos Nei Fernando Bortolini e Rodrigo Ziliotto são os demais membros que tomaram posse.

Data de publicação: 13/11/2024

Créditos: Salete Cousseau

Créditos das Fotos: Nelson Dagnese