Evento segue até o final da tarde no Centro do Agricultor

O Prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, e o Vice-Prefeito Brunet, estiveram na manhã desta segunda-feira, 07 de abril, acompanhando o Secretário da Saúde, Thiago Brambilla, na abertura do Mostra Teu SUS.

A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Associação Farroupilhense Pró Saúde e o Hospital Beneficente São Carlos, e ocorre no Centro do Agricultor, até às 11h30min pela manhã, e à tarde das 13h às 16h.

A mostra tem como objetivo divulgar e disseminar informações acerca dos meios de acesso aos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que convida ativamente a população a explorar e compreender os diversos serviços disponíveis, assim como as equipes que os compõem.

Cada serviço está sendo representando em estandes estrategicamente montados para proporcionar uma experiência informativa e acessível.

Entre os participantes, destacam-se a Vigilância Epidemiológica, Planejamento Familiar, Vacinas, Ostomias, Prevenção e Controle da Dengue, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Rede Bem Cuidar, Farmácia de Todos, Fisioterapia, Interior com + Valor, além das Estratégias de Saúde da Família (ESF).

E nas especialidades médicas está o Centro de Especialidades Médicas (CES) e o Serviço Especializado (SAE). Nos estandes, os representantes de cada serviço estarão disponíveis para interagir com o público, fornecendo informações essenciais sobre dúvidas comuns e detalhes relevantes sobre os serviços oferecidos.

Juntamente ao Mostra teu SUS, ocorre a vacinação contra a gripe em Farroupilha. O imunizante está sendo aplicado dentro da Unidade Móvel de Saúde.

Vale ressaltar que neste primeiro momento poderão receber as vacinas apenas os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que são:

Crianças (6 meses a menores de 6 anos); Gestantes; Idosos com 60 anos e mais; Puérperas; Povos Indígenas; Quilombolas; Pessoas em Situação de Rua; Trabalhadores da Saúde; Professores do ensino básico e superior e (funcionários); Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Para receber a vacina é necessário portar um documento com CPF ou Cartão SUS, além de documentação que comprove a função. Crianças também devem apresentar a Caderneta de Vacinação.

Data de publicação: 07/04/2025

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti