Assinatura da habilitação ocorreu nesta terça-feira, no Hospital São Carlos

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde, em uma parceria com o Hospital Beneficente São Carlos, recebeu, nesta terça-feira, 25 de março, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul para assinatura da portaria que habilita a instituição de saúde para ofertar o Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher.

Com isso, o São Carlos passa a ser referência para 49 municípios no atendimento à saúde da mulher, com recepção prioritária e salas exclusivas para o atendimento. O investimento é de R$ 200 mil e mais R$ 125 mil para o custeio.

Além da Secretária de Estado, estiveram presentes no ato o Prefeito Jonas Tomazini, o Vice-Prefeito Thiago Brunet, a superintendente-geral do Hospital Beneficente São Carlos, Janete Toigo, o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Brambilla, e profissionais da saúde que irão realizar os atendimentos.

Brunet, que esteve em fevereiro deste ano em Porto Alegre apresentando a inscrição de Farroupilha no programa, comentou sobre a habilitação que contemplará cerca de 13 serviços de saúde como cuidados com o câncer de mama e de colo e menopausa, entre outras patologias.

“Devemos olhar para a saúde da mulher como um todo, desde o início da fase reprodutiva, até a menopausa. Uma das nossas bandeiras é a saúde, e temos a certeza que Farroupilha tem estrutura e profissionais para receber este programa que trará ainda mais qualidade de vida para as mulheres de nossa cidade.”, disse.

O SER Mulher RS é um serviço de retaguarda da atenção primária à saúde que tem por objetivo o atendimento qualificado e especializado de mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, com suspeita de endometriose/adenomiose/miomatose, para investigação de infertilidade e no climatério.

Além disso, será um centro formador para inserção de dispositivos, como exemplo, o dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outras temáticas.

O objetivo é oferecer um cuidado integral em saúde da mulher em uma abordagem que reconhece a complexidade e singularidade das necessidades de saúde específicas desse grupo, desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento de condições específicas, possibilitando a sequência do trabalho de rastreamento e investigação iniciado na APS e encaminhando as usuárias para a Atenção Terciária, quando necessário.

Data de publicação: 26/03/2025

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti