Expectativa é que altas temperaturas se mantenham pelos próximos dias
Essa onda de calor demanda cuidados com a saúde, principalmente entre crianças e idosos, já que o tempo seco e a baixa umidade do ar podem levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Além disso, é necessário atenção a alguns sintomas causados pelo forte calor, como transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta de que o calor extremo está prejudicando a saúde. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento nos serviços de saúde.
Com isso, é importante que a comunidade esteja atenta a ações necessárias para proteção à saúde da população durante o período de calor extremo. Entre as dicas, estão beber muita água durante todo o dia; usar roupas leves e de cores claras; ficar na sombra sempre que puder; evitar esforço entre 10h e 16h; tomar banhos frios para refrescar o corpo e usar protetor solar e acessórios de proteção.
Também é recomendado que a população evite o consumo de alimentos que são mais difíceis de digerir, como refeições pesadas e gordurosas. O recomendável é a ingestão de alimentos mais leves em menor quantidade e com intervalos mais curtos, a cada duas horas.
Data de publicação: 06/02/2025
Créditos: Cristiano Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti