Municipalidade pede conscientização para a população

A Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Gestão e Governo, alerta para uma situação que vem ocorrendo de forma sistemática nos banheiros públicos da cidade: o vandalismo e a falta de cuidados por uma pequena parte dos usuários. Infelizmente, não tem sido incomum o encontro de portas, torneiras, e até mesmo vasos sanitários quebrados nos locais. Fora isso, em certos momentos, é claro o descuido na utilização, deixando impraticável para o próximo cidadão que entrar no local.

Hoje, a cidade conta com quatro banheiros públicos, que estão no sistema de concessão: na Praça da Emancipação; Praça da Bandeira; Parque dos Pinheiros e Parque da Imigração; e um em detenção da municipalidade, na Praça da Matriz.

Conforme o Secretário Thiago Galvan, a responsabilidade pela limpeza dos locais é dos permissionários, e a administração tem feito as fiscalizações. Porém, é necessário um apoio da população.

“Nós entendemos que existem problemas e estamos sempre atuando para que eles sejam resolvidos, seja com cobranças junto aos detentores das permissões, ou com equipes realizando a manutenção necessária nos locais, o que, inclusive, é feito diariamente na Praça da Matriz, por exemplo. Todavia, precisamos de um apoio e conscientização da população. Já chegamos ao ponto de substituir as torneiras de metal pelas plásticas após furtos. As ações de vandalismo acabam por prejudicar a imensa maioria da população que merece um local adequado, limpo e organizado. Afinal, todos queremos um banheiro completo e limpinho na hora de usar”, disse.

Visando essa situação, a Prefeitura solicita uma maior conscientização com o uso dos banheiros públicos, além de cuidados necessários e básicos para com os locais, tais como: uso correto da descarga, cuidados com as portas, encanamentos, pias e vasos sanitários.

Além disso, o telefone da Ouvidoria Municipal – (54) 98404-5537 – está à disposição para toda e qualquer denúncia da comunidade com relação a furtos e vandalismo, não apenas nos banheiros, mas em qualquer outro ponto público.

Data de publicação: 19/02/2025

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti