Ao todo, Farroupilha conta com 110 câmeras espalhados pelo município.

Uma parceria que deu certo. Assim pode ser definido o sistema de monitoramento por câmeras que existe em Farroupilha. Com um Centro de Comando Operacional funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, junto ao Anexo III da Prefeitura, e espelhado na sede do 36º Batalhão da Brigada Militar e na Delegacia da Polícia Civil, o sistema tem ajudado as forças de segurança na investigação e solução de delitos na cidade.

Ao todo, o sistema de monitoramento por câmeras em Farroupilha conta com 110 equipamentos. Destes, 14 são pertencentes ao Cercamento Eletrônico, sendo oito câmeras em rodovias e seis no perímetro urbano. O diferencial destas câmeras é a possibilidade da leitura de placas de veículos que são transportadas para dentro de um banco de dados que analisa possíveis situações de roubo ou furto, por exemplo.

O Secretário de Gestão e Governo, Rafael Gustavo Portolan Colloda, comentou sobre o processo de implementação do sistema.

“Quando assumimos a gestão, a estrutura estava sem uso por falta de convênio. Após tratativas junto ao Governo do Estado, descobrimos que as câmeras instaladas nas rodovias estavam apenas para multar os condutores. Após muito diálogo, adequamos todo o sistema, para que ele sirva como uma ferramenta para as polícias e a Guarda Municipal na segurança dos munícipes. É importante deixar isso claro, as câmeras que fazem parte do sistema e que estão nas rodovias no entorno de Farroupilha, mesmo tendo essa opção, não multam os condutores.”, salientou ele.

Integrando o Poder Público com as forças de segurança, todas as imagens que são transmitidas em tempo real no CCO, são espelhadas com a Brigada Militar e a Polícia Civil. Para o Comandante do 36º BPM, Major Giovani Gomes, aliar o trabalho humano e a tecnologia beneficia o trabalho da corporação.

“É uma situação muito tranquila. Essa tecnologia, agregada ao nosso material humano, só tem a ajudar uma cidade como Farroupilha, a implementar ações de segurança pública no momento em que todas as forças mantêm as equipes atuantes com esse olhar digital. Essa parceria funciona tão bem que dentro do Programa RS Seguro, a cidade recebeu uma fala positiva com relação a redução da criminalidade no município. Isso só é possível dentro de um trabalho coeso e conjunto, com a troca de informações entre as órgãos vivos da cidade.”, disse.

Já o Delegado da Polícia Civil, Éderson Bilhan, comentou sobre o uso das imagens nas investigações realizadas pelo órgão, como recentemente, em um caso de vandalismo, registrado na Praça da Matriz, com a pichação da Igreja Sagrado Coração de Jesus, e também nas obras da Piscina Pública, junto ao Parque dos Pinheiros.

“As câmeras têm um papel muito relevantes nas investigações, uma vez que elas atalham a investigação, uma vez que nos dão imagens do fato, ou do suspeito. A partir do momento que temos essas imagens, isso se torna um facilitador para nós. Então, a indiscutível a importância das câmeras de uma forma geral. Aqui na Delegacia, utilizamos o sistema público de monitoramento diariamente no trabalho de nossos agentes.”.

O trabalho de monitoramento no CCO é mais uma prova desta parceria. Ele é realizado pelo Policial Militar, Tentene José Elton Silveira, com o apoio dos agentes da Guarda Municipal, na operação das câmeras em ruas, parques e praças da cidade.

Data de publicação: 06/07/2023

Créditos: Cristiano Lemos