Expectativa é colher cerca de 200 toneladas da fruta em 2025
De origem chinesa, o kiwi tinha originalmente um nome chinês, “yang tao”. Mas quando a fruta foi cultivada pela primeira vez na Nova Zelândia, seu sabor doce/acentuado e sua cor verde rapidamente lhe renderam o apelido de "Groselhas Chinesas”.
Em Farroupilha, as primeiras videiras chegaram em 1986, com a chegada de algumas mudas vindas de São Paulo. Vendo que o kiwi poderia dar certo na cidade, em 1987 a prefeitura organizou uma excursão de Farroupilha até o Chile, um dos maiores produtores mundiais de kiwi, com a finalidade de conhecer mais detalhes sobre o plantio.
A comitiva incluiu cerca de 30 pessoas, entre produtores locais e funcionários da administração pública. Assim, as primeiras toneladas de kiwis farroupilhenses começaram a ser colhidas em 1989.
Atualmente são cultivados em Farroupilha as variedades Soreli, Mg, Bruno, Heivar, Monty e Tevi, chamados de kiwi verdes e amarelos. Em testes na cidade, o plantio e cultivo do kiwi vermelho, chamado Gin Hon 50, deverá ser uma realidade nos próximos anos.
Jonas celebrou o momento e a retomada do plantio significativo, mudando o curso da cultura em Farroupilha.
“Nossos produtores fazem um trabalho fantástico em diversas regiões do interior. Não apenas na quantidade, mas na variedade da fruta. Os investimentos feitos nos últimos anos deram retorno e hoje, da ameaça do fim da colheita, fomos ao posto de destaque no cenário nacional”, avalia.
Ainda segundo Tomazini, a prefeitura irá adquirir cerca de 10 toneladas da fruta para a Fenakiwi. A feira acontece de 3 a 20 de julho, nas sextas, sábados e domingos, no Parque Cinquentenário.
Data de publicação: 26/02/2025
Créditos: Cristiano Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti