Programação segue no próximo final de semana

O 20º Encontro das Tradições Italianas (Entrai), realizado em Nova Milano, distrito de Farroupilha, berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, atraiu mais de 20 mil pessoas neste primeiro final de semana da festa, segundo os organizadores do evento.

A abertura, na sexta-feira (12), contou com a presença da rainha de Farroupilha, Laura Verona Bet, das princesas Millena Broilo e Ana Paula Casa, do Prefeito, Fabiano Feltrin, do Governador em Exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza e demais autoridades. Após saudar a promoção e resgate da cultura italiana, Souza anunciou e assinou um contrato, junto ao Badesul, para a liberação de R$ 20 milhões, que serão usados para realização do asfaltamento em mais de 20 comunidades do interior.

Os valores serão repassados ao Poder Público através de duas linhas de crédito do banco de desenvolvimento, no valor de R$ 10 milhões cada, a Badesul Infraestrutura e a Badesul Turismo, que visam fomentar o desenvolvimento nas cidades da região Sul do Brasil.

O recurso será utilizado no asfaltamento de estradas, com contrapartida das comunidades. Praticamente todos os termos de cooperação já estão assinados e a expectativa é de que as obras iniciem ainda em 2023.

O primeiro dia teve ainda apresentação de teatro infantil, Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha, a tradicional encenação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz e do Grupo Yangos.

Para o sábado, a programação reservou a final dos Jogos Coloniais e o 1º Torneio de Quatrilho, além de uma extensa programação com grupo folclórico italiano, coral, orquestra, dança e música gauchesca e italiana. Ao percorrer a praça os visitantes puderam sentir o cheiro do pão assado na hora e do grostoli sendo feito pelo Clube de Mães As Milanesas.

No domingo, a festa iniciou cedo, com a participação de 150 expositores de carros antigos, seguido por uma missa celebrada em italiano pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni. Ao meio-dia, o salão paroquial ficou lotado pelas famílias que comemoraram o Dia das Mães com o almoço típico italiano.

Parte do público preferiu o tradicional prato italiano, com polenta brustolada, fortaia, linguiça e queijo preparado pelas As Milanesas ou a polenta mole com molho feito pela Associação dos Moradores de Nova Milano e teve ainda a opção dos lanches da praça de alimentação.

O domingo ensolarado registrou o maior número de visitantes desta edição, cerca de 15 mil pessoas, atraídas pelos shows da Banda Barbarella, Guri de Uruguaiana e The Beatles no Acordeon.

Confira programação do próximo final de semana:

Sexta-feira, 19 de maio
19h - Homero Couto
20h - Grupo Partigiani

Sábado, 20 de maio
11h - Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
13h - Coral São Brás
14h - Robson Gervasoni e Banda
15h30min - Teatro Adulto Radicci e Genoveva
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
17h30min - Tenor Dirceu Pastori
19h - Grupo Ragazzi Dei Monti