Ações se estendem até o dia 28

A Prefeitura de Farroupilha, através da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, está promovendo o Mês do Livro 2023. As atividades se estendem até o dia 28 de abril, sempre às 9h na parte da manhã e às 14h durante a tarde, com uma turma por horário. Escolas interessadas em participar devem realizar o agendamento. (confira abaixo a programação).

O Mês do Livro engloba as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, em 02 de abril, em referência ao nascimento de Hans Christian Andersen, em 1805, escritor dinamarquês considerado o primeiro autor a criar histórias originais especialmente para crianças.

Já no dia 09 de abril, comemora-se o no Brasil o Dia da Biblioteca. Esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.

Outro autor é o homenageado dos brasileiros na comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril: Monteiro Lobato, que nasceu nesta data, no ano de 1882, em São Paulo.

Sua primeira história infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV, O Sítio do Pica-Pau Amarelo, produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000, além dos seriados no formato de desenho animado.

Para finalizar, em 23 de abril, é lembrado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em alusão ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, criado pela Conferência Geral da UNESCO em 1995, para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais.

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac atende na Rua Pinheiro Machado, número 152A. Atualmente, o espaço conta com mais de 23 mil obras literárias à disposição da comunidade.

Para se cadastrar e ter acesso ao acervo, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência atualizado, bem como doar um livro em boas condições.

Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo contato (54) 99632-9829.

Confira a programação do projeto “Abril: mês do livro 2023”

18 de abril – 9h30min

Bate-papo com as escritoras farroupilhenses Angel Alyeska, Danieli Mützenberg, Júlia de Rossi, Júlia Rigol, Paula Caroline Werner.

Estação Leitura: trilhando histórias

Contação de histórias para turmas com a estudante de Letras e integrante do Comitê Jovem ConectandoMentes, Patrícia Thomasini.

As turmas devem agendar data e horário para participar desta atividade.

Espaço Infantil “Via Láctea”

Acervo de livros infantis e espaço para leitura.

Exibição da história em vídeo do Sítio do Pica-Pau Amarelo

Apresentação de curiosidades sobre o escritor Monteiro Lobato e seus personagens.

Exposição Literária “Livros, mentes e guarda-chuvas, somente servem se os abrirmos”

Destaque para obras dos escritores homenageados no mês do livro; 50 anos da Série Vaga-lume, e sugestões de leitura para os leitores participantes do Desafio Literário.

Troca-troca de livros, "Troque livros, leia sempre"

Cada leitor poderá trocar até 3 livros em bom estado de conservação. Não serão aceitos livros jurídicos, didáticos e enciclopédias.

Desafio Literário 2023

Os leitores da biblioteca serão convidados a participar do projeto, que consiste na leitura de nove obras do acervo da biblioteca pelo período de até nove meses, a partir dos desafios propostos:

Livro escrito por uma mulher
Livro que virou filme
Livro de escritor(a) local
Livro de Olavo Bilac, patrono da Biblioteca
Livro de conto, crônica ou poesia
Livro com capa azul
Livro dos clássicos da literatura infantil
Leitura do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry

Regras para participar:

Não é permitido repetir o mesmo livro para diferentes temas do desafio;
Para comprovar a leitura, o leitor deverá realizar o empréstimo de obras na Biblioteca Pública Municipal em seu nome;
O leitor deverá informar que a obra escolhida fará parte do desafio;
O desafio deve ser cumprido por completo até 15 de dezembro de 2023;
Os leitores que completarem o desafio participarão do sorteio de kit de livros.

Data de publicação: 06/04/2023