Até o final de 2022, mais 1 mil profissionais da educação serão capacitados para atendimentos de primeiros socorros no município de Farroupilha. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 300 pessoas receberam as instruções das equipes de saúde.

A formação é cumprimento à Lei Lucas, aprovada em outubro de 2018 por unanimidade na Câmara de Vereadores de Farroupilha e sancionada pelo prefeito em exercício no período, vereador Sandro Trevisan, em agosto de 2019.

O Projeto de Lei (PL) 011/18 foi apresentado pelo vereador à época, Jonas Tomazini, hoje vice-prefeito de Farroupilha, após o triste caso ocorrido em 2017, quando o estudante Lucas Zamora, de 10 anos, morador de Campinas, em São Paulo, perdeu a vida após engasgar-se com o lanche servido em um passeio escolar.

A mesma torna obrigatório que escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, através de seus profissionais, estejam plenamente aptas para realizarem atendimentos de primeiros socorros.

Capacitações
No primeiro semestre de 2022 já foram realizadas duas capacitações de salvamento, que envolvem conteúdos teóricos, mas, sobretudo, práticos. E no segundo sementre já foi feita uma formação no dia 01 de outubro, e mais três estão previstas: amanhã, dia 08, e nos dias 22 e 29 outubro.

Os encontros são organizados pelas equipes da Associação Farroupilhense Pró Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, e ocorrem na Universidade de Caxias do Sul - Campus Farroupilha, com exceção do dia 22, quando o mesmo será realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha.

Data de publicação: 10/10/2022