Caxias do Sul será sede e Farroupilha subsede dos jogos, que terão 77 países participantes

Inicia neste domingo, 1º de maio, e segue até o dia 15 de maio, a 24ª Surdolímpiadas de Verão. Caxias do Sul será sede e Farroupilha subsede dos jogos, que terão 77 países participantes. Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar a competição, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Ao todo, serão disputadas 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no feminino. Somente de brasileiros serão 199 atletas participantes, sendo 110 homens e 89 mulheres, além de 126 integrantes de comissões técnicas, totalizando 325 pessoas, a maior delegação brasileira na história da competição.

Em Farroupilha, as modalidades serão realizadas no Salto Ventoso, Santuário de Caravaggio, Estádio das Castanheiras e no Parque Cinquentenário. Este último, inclusive, recebeu uma série de melhorias na área de iluminação e estrutura em geral, para estar apto a receber os confrontos esportivos.

O Futebol será o primeiro esporte a iniciar as disputas, antes mesmo da abertura oficial do evento, marcada para 1º de maio, no Ginásio do SESI, em Caxias do Sul, às 18h. Além desta modalidade, haverá provas de atletismo, maratona, badminton, basquete, ciclismo, golf, handebol, judô, karatê, luta livre, luta greco-romana, mountain bike, natação, orientação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vôlei e vôlei de praia.

Haverá transmissão por streaming de todas as modalidades durante as Surdolimpíadas, com acesso 100% gratuito, através do canal Deaflympics TV by XPlay. Também já está disponível o aplicativo oficial da Deaflympics TV, que concentra todo conteúdo gerado, inclusive, o Arenas View, plataforma de câmeras ao vivo com imagens em tempo real de todos os locais de competição.

O acesso do público aos jogos é aberto e gratuito, com exceção das solenidades de abertura e encerramento, destinada para convidados em evento fechado. Membros da imprensa precisam realizar credenciamento prévio, através do link https://www.deaflympics2021.com/pt/accreditation.

Tocha Surdolímpica percorrerá ruas de Farroupilha neste sábado
Neste sábado, 30 de abril, véspera da abertura oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas, haverá o percurso da Tocha Surdolímpica pelas ruas de Farroupilha (subsede) e Caxias do Sul (sede oficial).

A partir das 10h de sábado, a tocha sairá do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e percorrerá, através de um revezamento com 28 atletas, ex-atletas e organizadores, todos surdos e brasileiros, as ruas e estradas até chegar à Catedral Diocesana, em frente à Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul.

O ex-surdoatleta brasileiro, Dauber Roque, que no início de abril, encontrou a comitiva brasileira e os organizadores da Surdolimpíada, em Paris (sede da primeira edição em 1924), quando receberam a tocha, será o primeiro a transportá-la. Cada participante do revezamento percorrerá aproximadamente 1km com a tocha. O Presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo, encerrará o trajeto.

Perazzolo receberá a tocha em frente à Igreja de São Pelegrino e a conduzirá pela Rua Sinimbu até a Catedral Diocesana. No domingo, durante o espetáculo de abertura, a tocha será acesa simbolicamente e então, ficará exposta na Praça Surdolímpica, montada no Centro de Eventos da Festa da Uva.

Confira o calendário de jogos:
ATLETISMO – DE 07 A 14 DE MAIO – COMPLEXO ESPORTIVO SESI
MARATONA – 15 DE MAIO – RUAS CENTRAIS DE CAXIAS DO SUL
BADMINTON – 02 A 11 DE MAIO – CIE (CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE)
BASQUETE – 03 A 13 DE MAIO – GINÁSIO DO SESI E GINÁSIO DO VASCÃO
CICLISMO – 02 A 08 DE MAIO - SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO (FARROUPILHA)
FUTEBOL – 30 DE ABRIL A 15 DE MAIO – ESTÁDIO CENTENÁRIO, FUNDAÇÃO MARCOPOLO, ESTÁDIO MUNICIPAL, CAMPO DO SANTA LÚCIA, CAMPO DO GIANELLA, EM CAXIAS DO SUL, E NO ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS (FARROUPILHA, SEDE DO FUTEBOL FEMININO).
GOLF – 07 A 11 DE MAIO – GOLF CLUB CAXIAS DO SUL
HANDEBOL – 02 A 14 DE MAIO – UCS (UNIV. DE CAXIAS DO SUL)
JUDÔ – 03 A 05 DE MAIO - RECREIO DA JUVENTUDE
KARATÊ – 02 A 04 DE MAIO – UCS
LUTA LIVRE – 13 E 14 DE MAIO – UCS
LUTA GRECO-ROMANA – 10 E 11 DE MAIO – UCS
MOUNTAIN BIKE – 10 DE MAIO – SALTO VENTOSO (FARROUPILHA)
NATAÇÃO – 02 A 09 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE (SEDE GUARANY)
ORIENTAÇÃO – 06 A 14 DE MAIO – ÁREAS URBANA E RURAL DE CAXIAS
TAEKWONDO – 06 A 08 DE MAIO - UCS
TÊNIS – 03 A 13 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE
TÊNIS DE MESA – 05 A 11 DE MAIO – GINÁSIO MUN. DE FARROUPILHA
TIRO ESPORTIVO – 02 A 12 DE MAIO – CLUBE CAXIENSE DE CAÇA E TIRO
VÔLEI – 04 A 13 DE MAIO – FUNDAÇÃO MARCOPOLO
VÔLEI DE PRAIA – 03 A 13 DE MAIO - UCS

Confira o calendário dos jogos femininos de futebol no Estádio das Castanheiras:

- 03/05
Quenia x Japão 10h
Brasil x Usa 14h

- 05/05
Polônia x Japão 10h
Brasil x Quenia 14h

- 07/05
Japão x USA 10h
Polônia x Quenia 14h

- 09/05
Polônia x Brasil 10h
USA x Quenia 14h

- 11/05
Japão x Brasil 10h
Polônia x USA 14h

Sobre as Surdolimpíadas
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes.

Data de publicação: 29/04/2022

Compartilhe!