São diversos pontos de coleta distribuídos pela cidade

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal da Saúde, da Associação Farroupilhense Pró Saúde e da Farmácia de Todos, orienta a população sobre a doação de medicamentos para a entidade. Em um momento em que as fabricantes estão com falta de insumos para determinados fármacos, uma das alternativas é a doação e a solidariedade da população.

Atualmente, além da Farmácia Solidare, que trabalha com medicamentos doados pela população, a Farmácia de Todos concentra três esferas de atendimento: a Estratégica, em âmbito Federal; a Especializada, que repassa medicamentos oriundos do Governo Estadual através de processos administrativos; e a Farmácia Básica, que distribui os medicamentos que compõem a lista municipal.

As farmacêuticas Crista Lohmann e Sharline Ducati explicaram que a Farmácia Solidária recebe doação de qualquer medicamento vindo da população, porém, devido a algumas legislações de saúde, nem todos podem ser reaproveitados. É o caso de pomadas, colírios e xaropes que já tenham sido abertos ou de medicamentos que precisam de refrigeração.

Para os demais, Sharline diz que todo medicamento recebido passa por um minucioso trabalho de triagem.

“Todo medicamento que chega até a farmácia passa por um rigoroso processo de seleção, onde é verificado se o produto está de fato íntegro e em condições de uso, e se apresenta descrição, lote e validade visível. Somente após essa inspeção ele segue para a doação para a nossa população, que é feita através de um sistema informatizado que controla todas as entradas e saídas. No momento da entrega, existe um termo de esclarecimento que é assinado por quem recebe, que informa que o produto é proveniente de doações. Assim podemos ter o controle exato de todo o nosso fluxo”, disse.

Já Crista explicou quem tem direito a receber os medicamentos e os procedimentos para a retirada.

”Qualquer pessoa que tenha o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) registrado em Farroupilha pode fazer o pedido e a retirada dos medicamentos disponíveis. Para isto, é necessário apresentar receita médica válida, mesmo sendo essa de outra cidade, que nós iremos ver a disponibilidade e fazer a doação”, comentou.

Quem desejar realizar a doação de medicamentos, pode entregar diretamente na Farmácia de Todos, localizada na Rua Thomas Edson, ao lado do Centro Administrativo, em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas caixas que são estão distribuídas e devidamente identificadas em alguns parceiros do programa.

Data de publicação: 12/05/2023

Créditos: Cristiano Lemos