Interessados podem realizar o agendamento de horário

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, em parceria com a Associação Farroupilhense Pró Saúde, o Hemocentro de Caxias do Sul, Rotary Club e Lions Club, promove, na próxima quarta-feira, 03 de maio, uma ação de doação de sangue.

A coleta ocorrerá entre às 8h e às 15h45min na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário. È necessário realizar o agendamento através do telefone/whatsapp (54) 9.9612.2219. Ao todo estão sendo disponibilizados 80 vagas aos interessados.

Pode doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Data de publicação: 27/04/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti

Compartilhe!