Encontro ocorreu nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira, uma comitiva de Farroupilha, formada pelo Prefeito, Fabiano Feltrin, o vice-prefeito, Jonas Tomazini, a Diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana de Lima, o Diretor de Departamento da pasta, Thiago Brambilla, e o assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município, Dr. Thiago Galvan, esteve em reunião com membros da Secretaria Estadual de Saúde, que contou com a titular da pasta, Arita Bergmann.

Na ocasião, o Prefeito Fabiano Feltrin, representando o município e também toda a região – como presidente do Cisga, e a pedido do presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, tratou sobre a fila de consultas e exames e de internações, que são gerenciadas pelo Governo do Estado através do Gercon - sistema de regulação de consultas especializadas do SUS – e do Gerint - gerenciamento de internações hospitalares -, e que estão gerando dificuldades aos municípios e, sobretudo, às famílias que aguardam.

Solícita, a equipe formada por membros do Estado e do sistema regulador, sinalizou que já constatou a demanda grande da região e que já está trabalhando para buscar mais prestadores de serviços, além de outras alternativas, para conseguir desafogar a fila e agilizar os atendimentos, já que a gestão das prioridades é do Governo do Estado.

Para o Prefeito Fabiano Feltrin, o encontro foi bastante positivo. “Somos gratos pela oportunidade dessa agenda para conseguirmos juntos encontrar soluções para esse problema. A saúde é e sempre será prioridade e não pode esperar. Saímos mais tranquilos desse encontro, sabendo que o Estado já iniciou a busca por alternativas para resolver esse problema”, salientou.

Data de publicação: 26/04/2023

Créditos: Mirna Messinger