O município de Farroupilha já registrou neste ano 51 focos positivos de Aedes Aegypti. Os focos foram encontrados nos bairros Cinquentenário, Parque, América, Monte Verde, Loteamento Milanês, Nova Vicenza, Belvedere, Cruzeiro, Pio X, Primeiro de Maio e Industrial.

A Covid-19 afetou a prevenção e controle da dengue nos dois últimos anos em todo o país, pois exigiu que a estrutura de saúde fosse redirecionada à pandemia. Agora, é preciso intensificar os trabalhos de controle e prevenção ao mosquito.

Com as altas temperaturas, aliadas às chuvas, os mosquitos encontram mais pontos de água parada onde se reproduzem. Por isso, é importante que a população faça sua parte na eliminação de criadouros, sendo a única forma de evitar o aparecimento do Aedes Aegypti, que é transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya.

A dengue, especificamente, é transmitida apenas por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti fêmea infectado pelo vírus da dengue. A fêmea estará infectada caso tenha picado uma pessoa com o vírus anteriormente.

Não há produtos que possam ser aplicados nos locais onde há a presença de mosquitos. O larvicida manuseado exclusivamente pela equipe de endemias da Secretaria Municipal de Saúde é aplicado somente nos depósitos com água que não possam ser eliminados e que tenham a presença de larvas. Este larvicida impede que a larva se transforme em mosquito adulto.

A equipe de endemias vem realizando os trabalhos de controle e prevenção em todos os imóveis do município e o monitoramento quinzenal em 29 pontos estratégicos, assim como as vistorias especiais e denúncias, que podem ser feitas diretamente à Ouvidoria do Município de Farroupilha, pelos telefones (54) 3261.6996 ou 98404-5537.

As amostras encontradas são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre, para a confirmação da análise.

As equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão devidamente uniformizadas com coletes e crachás.

Confira como evitar a proliferação dos mosquitos:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água de animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em local seco e protegido da chuva;
- Tampar caixas d’água;
- Colocar tela milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação da chuva e nos ralos;
- Limpar calhas;
- Lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água semanalmente, mantendo-as cobertas ou utilizando 15ml de cloro líquido para cada mil litros de água ou pastilhas próprias para piscinas;
- Eliminar os pratinhos das plantas.

Data de publicação: 22/03/2022