Festividade acontece nos dias 26, 27 e 28 de maio

A Prefeitura de Farroupilha, por meio de diversas secretarias trabalham na preparação para a 144ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Considerada uma das mais antigas e importantes manifestações de fé e devoção do estado, a romaria deve atrair milhares peregrinos até a santuário nos dias 26, 27 e 28 de maio. O lema deste ano é Fonte de nossa alegria, rogai por nós.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação ficou responsável pela coordenação das estruturas que serão montadas no início da Avenida Dom José Barea e outra no acesso ao Santuário pela Avenida 26 de Maio para a distribuição de biscoitos aos romeiros que chegarem a pé.

Pensando também no cuidado com a natureza, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente em parceria com a Ecofar instalaram 24 contêineres de lixo e tubos com sacos plásticos por todo o caminho. Além disso, dois motocoletores também estarão à disposição para limpeza das lixeiras e reposição dos sacos de lixo. Haverá também uma tenda próximo ao Pronto Atendimento da Unimed, onde será feita a distribuição de sacolas biodegradáveis, para que as pessoas possam depositar seus resíduos até chegar às lixeiras. Também serão disponibilizadas em torno de 70 unidades de banheiros químicos, distribuídos em diversos pontos até o acesso à Esplanada do Santuário de Caravaggio.

As equipes do Departamento de Trânsito darão total apoio e suporte aos agentes da Polícia Rodoviária Estadual e Brigada Militar no que diz respeito à mobilidade de veículos e pedestres. O acesso de veículos leves ao Santuário de Caravaggio será permitido pela Rodovia dos Romeiros, e o retorno é feito pelo Distrito de São Marcos, em Farroupilha, em direção aos Caminhos de Pedras.

Já os ônibus devem usar a Rodovia dos Romeiros tanto para ida como volta do Santuário. O Grupo Rodoviário de Farroupilha terá pontos fixos de patrulhamento: um deles será responsável pela travessia de pedestres no início da romaria, na ERS-122, em Caxias do Sul, e o outro na rótula de acesso ao Santuário, onde fica a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.

De acordo com a Brigada Militar, 89 policiais serão empregados diariamente e ficarão instalados em diversos setores durante os três dias de romaria. Serão mais de 20 postos instalados, com policiais militares e equipes à paisana junto aos devotos. Haverá algumas modalidades de policiamento como apoio de motocicletas policiais, viaturas ostensivas e policiais militares a pé que permitirão uma prestação de serviço de segurança pública mais eficiente.

Por meio do Pró Saúde serão disponibilizados nos três dias médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de acordo com a demanda necessária para cada data. Além disso terão duas ambulâncias, uma na Esplanada junto ao ambulatório para transporte básico ao Hospital Beneficente São Carlos ou ao Pronto Atendimento da Unimed. Já a segunda ambulância estará no Beijo-Frio e será acionada caso necessário para Busa ou outros trechos pela facilidade de mobilidade.

O Resgate Voluntário ficará circulando na esplanada verificando a necessidade de primeiros atendimentos. O SAMU Caxias disponibilizará apoio no marco zero (Viaduto Torto) e motoambulância ao longo do trecho. Já Cruz Vermelha montará tendas para atendimento ao público próximo a igreja de São José. A Universidade de Caxias do Sul, ficará posicionada na esplanada para recepção dos romeiros e aferição de sinais vitais e orientações.

Confira a programação:

Dia 26 de maio (Sexta-feira):

Dia 27 de maio (Sábado):
Terço: 14h

Dia 28 de maio (Domingo):

Transporte
Diversos ônibus ligarão Caravaggio com as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves. Os romeiros poderão adquirir passagens nos guichês, que ficam na esplanada próximo ao Santuário e nas rodoviárias de Caxias e Farroupilha. Recomenda-se comprar as passagens de forma antecipada para evitar filas. O valor da passagem para Farroupilha é de R$ 8,00 por trecho.

Confissões e pedidos
Durante os três dias de romaria haverá confissão individual, realizada pelos sacerdotes, no Santuário Antigo e nos confessionários do Santuário Novo. Os pedidos de oração podem ser feitos dentro do Santuário Antigo e na secretaria.

Crédito texto: Prefeitura/Santuário de Caravaggio

Data de publicação: 23/05/2023