Atividades serão realizadas nos bairros e no interior do município

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, realizará uma série de ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado no dia 5 de junho. Para esse ano serão feitas palestras nos bairros e no interior para a conscientização e orientação da população.

As atividades serão realizadas durante todo o mês de junho, sendo divididas em ações voltadas sobre a questão dos resíduos, coleta, separação e destinação final que é realizada nos bairros. Os moradores poderão levar materiais recicláveis, nos dias das atividades, os mesmos serão encaminhados para a Cooperativa Acaresul, que fica na Vila Esperança.

Além de palestras nas comunidades do interior abordando os temas do meio rural como a regularização de poços artesianos, manejo de vegetação, o uso sustentável do solo e oficinas de triagem de material reciclável.

Serão feitas palestras e atividades que auxiliarão no esclarecimento das dúvidas recorrentes no dia a dia. Sobre a temática resíduos serão tratados os seguintes assuntos: o que são resíduos recicláveis e orgânicos; como separar em casa: lavar ou não?; quais dias que o caminhão da coleta seletiva passa no meu bairro; porque devo cuidar para não deixar materiais nas lixeiras nos dias em que o caminhão não passa; coletas que o município faz (vidros, cartonados, blister de medicamentos, tampinhas, alumínio, esponjas) e coleta de eletrônicos; gestão dos resíduos plásticos, resíduos urbanos e o descarte de óleo de cozinha usado.

Já no interior, as atividades contarão com o apoio da Equipe Técnica da Secretaria, e serão abordados temas comuns do meio rural, auxiliando os agricultores a efetuarem manejos e ações corretos em suas propriedades, dentro os assuntos estão: regularizações de poços artesianos, outorga do uso da água; manejo de vegetação nativa; regularizações de atividades agrícolas e resíduos na área rural.

Confira a programação:

03 de junho: Coleta de vidros, cartonados, óleo de cozinha usado, tampinhas, alumínio, esponja usada e blister de medicamentos
Horário: 08h às 11h30min
Local: Prefeitura Municipal de Farroupilha

03 de junho: Conscientização ambiental com oficinas de triagem de material reciclável, brincadeiras com os escoteiros
Local: Salão da Comunidade Industrial

04 de junho: Almoço Ecológico
Local: Comunidade São Luís

07 de junho: Palestra sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Local: Ginásio do Saturno Caravaggio 1º Distrito

14 de junho: Palestra sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Local: Comunidade de Santo André 2º distrito

17 de junho: Conscientização ambiental com oficinas de triagem de material reciclável, brincadeiras com os escoteiros
Local: Salão da Comunidade São José

21 de junho: Palestras sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Local: Comunidade de Nova Sardenha 3º Distrito

24 de junho: Conscientização ambiental com oficinas de triagem de material reciclável, brincadeiras com os escoteiros
Local: Escola Primeiro de Maio

28 de junho: Palestras sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Local: Comunidade de Nova Milano 4º Distrito

O objetivo da ação é levar o conhecimento para a população, buscando proximidade, e avançando na educação ambiental do município. As atividades são gratuitas e abertas para a toda a comunidade.

Data de publicação: 23/05/2023

Créditos: Schaiane Sacramento