Caminhada terá início às 16h30 na UBS Central, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A prefeitura de Farroupilha, através da secretaria Municipal da Saúde, por meio do Pró Saúde, realiza no dia 18 de maio, caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A caminhada terá início às 16h30, em frente ao Posto de Saúde Central, percorrendo a Rua 13 de Maio até a Escola Nossa Senhora de Lourdes, seguindo na Rua Tiradentes até a Rua Coronel Pena de Moraes, e da Rua Júlio de Castilhos descendo até a Rua 13 de Maio, retornando até a Escola Nossa Senhora de Lourdes.

Após o grupo realizará uma concentração na Praça da Matriz onde será feita a orientação a população sobre o assunto com a distribuição de folders informativos com o objetivo de conscientizar a população acerca da violência sexual, a qual acomete significativamente as nossas crianças e adolescentes mundialmente.

18 de maio
Instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000, a agenda nacional do dia 18 de maio se refere ao crime que ficou conhecido como o “Caso Araceli”, em Vitória (ES). Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade.

A proposta do dia é mobilizar, discutir, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias
No Brasil o Disque 100 é o serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O serviço tem atendimento 24 horas, e as denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

Data de publicação: 10/05/2023

Créditos: Schaiane Sacramento