O programa visa alcançar a população mais carente e vulnerável da cidade

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, deu início ao Programa Centro de Referência de Assistência Social Itinerante (CRAS Itinerante). A ação já está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Esperança, sempre na última sexta-feira de cada mês. A ação é realizada na UBS, pois facilita o acesso aos serviços de assistência social para pessoas que vivem em áreas rurais ou distantes dos CRAS I e II.

O CRAS Itinerante é uma iniciativa do governo que leva serviços socioassistenciais para as comunidades carentes, oferecendo atendimento social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Os serviços oferecidos incluem atendimento socioassistenciais, orientação e encaminhamento para acesso a programas sociais e oficinas socioeducativas, com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e comunitário, entre outros.

O atendimento é realizado de forma individual ou em grupo, de acordo com a demanda e a necessidade dos usuários. Todos os serviços oferecidos são gratuitos e estão disponíveis para pessoas de todas as idades e gêneros.

O Diretor de Departamento da Proteção Social Básica, Rafael Ames, destaca que o programa vem para beneficiar ainda mais a comunidade, visando o bem-estar e a saúde de todos.

”Acredito que o CRAS Itinerante é uma ferramenta importante para auxiliar ainda mais a comunidade em situação de vulnerabilidade social. Além de levar os serviços de assistência social para locais de difícil acesso, atendendo as demandas específicas da população de cada região. Isso significa que o programa pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania e dos direitos humanos. Já que as pessoas passam a ter acesso a serviços socioassistenciais, como orientação e encaminhamento para serviços de saúde, educação, emprego e renda, além de outras ações de proteção social. O programa contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”, disse.

Para participar, basta contatar o CRAS 1 e informar a necessidade do atendimento. Caso não consiga o contato, na data do atendimento, basta comparecer na unidade e receberá o atendimento necessário.

Vale ressaltar que a implantação do Programa CRAS Itinerante teve custo zero para o município, já que atualmente estão sendo utilizado os espaços compartilhados com a Secretária da Saúde (UBS) e ainda contribui para a otimização dos recursos públicos, uma vez que os atendimentos são realizados de forma mais eficiente, gerando assim uma economia significativa para o Poder Público, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de serviços socioassistenciais para a população.

Dúvidas podem ser esclarecidas no CRAS 1 pelos telefones (54) 99980-5101 e 99605-7082.

Data de publicação: 02/05/2023

Créditos das Fotos: Cristiano Lemos