O encontro terá como palestrante a Promotora de Justiça, Dra. Claudia Formolo Hendler.

O COMDICA promoverá na próxima sexta-feira, 14, uma reunião com palestra sobre prevenção ao abuso sexual e gravidez na adolescência que acontecerá na Escola CNEC, às 13h30. A Lei 13.798/2019 prevê a realização da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciativa que teve origem em projeto de lei do Senado (PLS 13/2010).

De acordo com a presidente do COMDICA, Letícia Picolotto, ações da campanha, que deve ocorrer na semana que inclui 1° de fevereiro, são feitas pelo poder público e organizações da sociedade civil e, por conta do recesso escolar, está sendo realizada nesta segunda semana do mês de abril. A reunião é aberta para a população em geral e terá como palestrante a Promotora de Justiça, Dra. Claudia Formolo Hendler que abordará o tema e esclarecerá dúvidas dos presentes.

No Brasil, o índice de gravidez na adolescência é considerado alto: a taxa é de 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo o relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO) Isso representa quase 50% a mais do que a média mundial, estimada em 46. Os números começaram a declinar na década de 2000, mas a situação ainda é preocupante: estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no país, segundo o Ministério da Saúde. Isso significa que cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes.

Data de publicação: 11/04/2023

Créditos: Adriano França

Compartilhe!