Encontro ocorreu durante a terça-feira.

O Presidente do Conselho Regional de Administração, Flávio Abreu, e o Diretor de Finanças da Entidade, Marcos Ricardo Pretto, estiveram visitando o refeito em exercício de Farroupilha, Jonas Tomazini, acompanhado do Secretário Municipal de Gestão e Governo, Rafael Colloda, na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro, para, entre outros assuntos, apresentar os dados do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA).

Os dados são desenvolvidos pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública, e são uma ferramenta com o objetivo de auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

A ferramenta consolida dados de mais de 5 mil municípios brasileiros e contribui diretamente com subsídios estatísticos para tomadas de decisão e promulgação de políticas públicas. Assim, permite ao gestor público mais embasamento para planejar a gestão municipal, executando as ações com mais segurança e transparência.

Os gestores apresentaram que Farroupilha, atualmente, integra o chamado Grupo 6, com um total de 177 municípios de todo o Brasil. Com um IGM-CFA de 7,47, a cidade garante a 21ª posição em seu grupo. Tomazini comentou sobre os números.

“Estamos contentes com a nossa colocação e a partir de agora, com os dados apresentados, vamos poder traçar estratégias e ações que possam colocar Farroupilha em uma posição de destaque. É importante dizer que estamos falando de um índice nacional, se levarmos em conta apenas as cidades do Estado, nossa posição melhora muito, estando entre as cinco melhores”, disse.

Já os representantes do Conselho destacaram Farroupilha em outra frente. A cidade, segundo os dados, é uma das poucos do Brasil a ter dois membros efetivos de administradores em seu quadro: o Prefeito, Fabiano Feltrin, e o Vice-Prefeito, Jonas Tomazini. O que, para a entidade, representa um comprometimento com a Gestão Pública.

Data de publicação: 01/03/2023