Quando entregue a rua terá sentido único, melhorando o fluxo de veículos

As obras de pavimentação na Rua Coronel Pena de Moraes, no centro de Farroupilha, seguem em ritmo intenso. Nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, estão sendo realizadas a retirada do paralelepípedo da quadra entre a Rua Marechal Deodoro da Fonseca e a Rua Barão do Rio Branco, após, será realizada a colocação da brita-extrusiva e a base de brita graduada.

A previsão da empresa responsável pela obra é de que até final desta semana seja finalizado o trabalho de asfaltamento da extensão entre a Marechal Floriano Peixoto e a esquina com a Barão do Rio Branco.

Um dos próximos passos da obra é o trabalho de fresagem, que é o recorte feito no asfalto, no cruzamento entre a Barão do Rio Branco e a Coronel Pena de Moraes. Conforme os técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, quando este trabalho for realizado, será necessário bloquear o trânsito por aproximadamente dois dias neste cruzamento.

O mesmo trabalho será realizado na quadra entre a Júlio de Castilhos e a Marechal Floriano Peixoto. Nos dois casos, a via será devidamente sinalizada e a comunidade informada.

Com cerca de 25% prontas, as obras, assim que finalizadas, alterarão também o sentido da via. Antes, nas duas quadras, a Coronel Pena de Moraes era uma via de mão dupla, a partir de agora, ela passará a ter sentido único partindo da Rua Marechal Floriano Peixoto até a Rua Barão do Rio Branco.

O titular Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Argídio Schmitz, explicou que essa alteração foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito.

“Essa alteração foi amplamente debatida nos encontros do Conselho Municipal de Trânsito e aprovada para que todo o nosso centro tenha uma boa fluidez no trânsito. Sabemos da importância da Rua Coronel Pena de Moraes para a chegada, por exemplo, na Rua Barão do Rio Branco, ou na Pedro Grendene, duas das principais entradas e saídas da cidade. Essa mudança de sentido facilitará o movimento dos condutores pelo centro, tendo ainda a opção da Rua Marechal Deodoro da Fonseca como uma via alternativa”, disse.

Quando as obras de pavimentação da Coronel Pena de Moraes forem finalizadas e entregues para a comunidade, as equipes de trânsito estarão no trecho para fazer a sinalização e orientação aos condutores sobre o novo sentido com o uso de cones e do Painel Luminoso Informativo.

Data de publicação: 27/02/2023

Créditos: Cristiano Lemos