Serão distribuídas 100 composteiras gratuitamente a toda a comunidade que demonstrar interesse de participar.

O projeto de Educação Ambiental Compostando Juntos, promovido pela Prefeitura de Farroupilha em parceria com a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (AFAPAN), que visa distribuir gratuitamente, composteiras domésticas para as escolas e comunidade, já está em funcionamento.

A AFAPAN foi à vencedora da chamada pública realizada pela Prefeitura em 2022. O projeto prevê a distribuição gratuita de 100 composteiras e tem como objetivo reduzir a quantidade de materiais biodegradáveis aterrados, acompanhar a quantidade compostada, tendo como meta de 54 toneladas de adubo orgânico em 1 ano, além de estimular a educação e a cidadania pelo chamamento de voluntários.

Os interessados em participar do projeto Compostando Juntos podem entrar em contato pelo telefone: (54) 99619-6037 ou pelas redes sociais da AFAPAN. O voluntário receberá um kit que contém: uma caixa de uso diário (com minhocas), caixa de espera (humus sem minhocas), caixa coletora com torneira de composto líquido, tampa com instruções, baldinho e serragem, além do termo de compromisso que irá assinar.

Sendo assim, após 15 dias usando o seu kit, o voluntário receberá em sua residência a visita de um técnico, que ajudará nos esclarecimentos de dúvidas e fazendo a insersão das minhocas na composteira, que irão acelerar o processo de decomposição do material orgânico. O próximo passo é apenas anotar a quantidade de baldinhos que serão encaminhados ao kit, durante 1 ano, para que a AFAPAN consiga estimar a quantidade de material que deixou de ser enviada ao Aterro Sanitário de nossa Cidade.

Para a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Cristiane Girelli essa é uma importante iniciativa que trará inúmeros benefícios para toda a comunidade.

“O projeto Compostando Juntos promove a cooperação entre o Executivo, a AFAPAN e os Munícipes, que por meio da compostagem domésticas vai reduzir a quantidade de materiais biodegradáveis, com consciência e cidadania”, enfatiza Cristiane.

Saiba mais sobre o projeto em: https://afapan.com.br/compostando-juntos/

Data de publicação: 08/02/2023

Créditos: Adriano França