Ocorre neste domingo, 16 de outubro, na Serra Gaúcha, um dos maiores eventos de ciclismo amador do mundo, o GranFondo New York. Além de passar por Bento Gonçalves, a cidade sede, o trajeto também contempla o município de Farroupilha e os vizinhos Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Para a prova, são esperados cerca de mil ciclistas, amadores e profissionais – vindos, em sua maioria, de outros estados brasileiros e de diferentes países. Serão duas opções de trajetos: o longo, de 143 km e com altimetria será de 2.963 metros; e a versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km e ganho de elevação chegando a cerca de 1.500 metros.

Todos os competidores largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com o suporte da prova. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site https://bento.gfny.com.

Bloqueio temporário do trânsito
A largada dos participantes, em Bento Gonçalves, está prevista para às 7h. Com isso, o bloqueio das ruas em Farroupilha que farão parte do trajeto iniciará neste horário. O trajeto farroupilhense, que será de 3.376 metros, iniciará pela Rua Júlio de Castilhos, através da RSC-453, seguindo pelas Ruas Tiradentes, Coronel Pena de Moraes e Papa João XXIII. Depois de Farroupilha, o grupo segue em direção a Carlos Barbosa, pela VRS-813, para dar sequência à prova. A expectativa é que os atletas comecem a chegar em Farroupilha por volta das 7h30min. Não há horário definido para conclusão da passagem pelo trajeto no município, mas estima-se que todos façam o caminho em cerca de uma hora e meia. O Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual darão apoio à segurança dos envolvidos, bem como haverá equipes voluntárias da Prefeitura de Farroupilha para auxiliar na competição e orientar ciclistas sobre rotas alternativas.

Expo Global Sports - GFNY Bento Gonçalves
Além da prova de ciclismo, inicia já nesta sexta-feira, 14 de outubro, e segue até domingo, dia 16, a feira Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, mesmo local onde haverá a concentração de atletas participantes da prova (etapa kids dia 15 e etapa adulta dia 16).

A proposta é reunir expositores e patrocinadores em uma ampla estrutura, com apresentação de modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios para suas diversas modalidades – congregando prestadores de serviço relacionados ao universo esportivo.

Além das tendências do nicho de mercado, a feira contará com programação de palestras e um congresso técnico sobre assuntos voltados aos ciclistas – a exemplo da clínica de ciclismo, gratuita e aberta à comunidade, com o objetivo de ensinar os princípios básicos do uso da bicicleta com a segurança necessária para o ciclista da cidade, de acordo com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro.

O município de Farroupilha estará presente no evento com estande, de forma a apresentar informações gerais sobre pontos turísticos e atrações da cidade, bem como ações voltadas ao ciclismo.

Data de publicação: 14/10/2022