A partir desta terça-feira, 04 de outubro, o Museu Municipal Casal Moschetti, localizado na Rua Rui Barbosa, 49, estará temporariamente fechado para reformas internas.

A previsão é que o espaço retorne ao seu atendimento normal no dia 27 de outubro, em seu horário habitual de visitação, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Sobre o Museu Casal Moschetti
O Museu Casal Moschetti, fundado em 1972 pelo então Prefeito Avelino Maggioni, contém acervo doméstico de grande valor da artista italiana Lydia Moschetti. O espaço abrigou durante muitos anos a Casa Paroquial da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. No Museu encontra-se bela coleção de pratarias, porcelanas, objetos em mármore, móveis esculturados a mão, cristais, uma pinacoteca de diversos artistas, inclusive quadros pintados pela própria Lydia, uma vasta biblioteca, vários espelhos e uma boneca Lenci, que Lydia ganhou como prêmio em um concurso de canto em um navio, durante uma viagem que fez à Itália. Luiz Moschetti nasceu em 29 de outubro de 1888, em Perúgia, Úmbria, Itália, tendo se formado em Engenharia Eletromecânica pela Universidade de Turim. No Brasil foi engenheiro e representante da FIAT até que em 1911 resolveu abrir uma empresa própria, voltada ao setor de embalagens de papelão, Luiz Moschetti S.A. Indústria e Comércio de Papel, existente até hoje, mas com o nome de Moschetti Embalagens. A empresa tinha sua fábrica instalada em Porto Alegre/RS até 1954 (hoje se encontra em Canoas/RS), tendo prosperado, fazendo com que o casal tivesse grande ascensão social.

Data de publicação: 04/10/2022