Todas as unidades básicas de saúde que possuem Estratégica de Saúde da Família (ESF) – Primeiro de Maio, São José, Monte Pasqual, Industrial, Medianeira, Cinquentenário, Belvedere, Cruzeiro e América -, estarão oferecendo consulta

No próximo sábado, dia 21 de maio, ocorre a terceira edição do ano do Programa Sábado do Trabalhador, uma iniciativa da Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação Farroupilhense Pró Saúde, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de saúde.

Com isso, das 9h às 13h, todas as unidades básicas de saúde que possuem Estratégica de Saúde da Família (ESF) – Primeiro de Maio, São José, Monte Pasqual, Industrial, Medianeira, Cinquentenário, Belvedere, Cruzeiro e América -, estarão oferecendo consultas médicas à população. Para as consultas médicas, especificamente, é preciso realizar o agendamento prévio, por telefone, diretamente com a Unidade de Saúde desejada.

Contudo, assim como nas edições anteriores, paralelamente aos atendimentos médicos, serão realizadas diversas ações. Neste sábado haverá avaliação da pressão arterial, peso, altura e glicemia, bem como a aplicação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, além da realização de exames citopatológicos para detecção de câncer de colo do útero. Também será oferecida oficina sobre alimentos funcionais para grupo de 10 pessoas.

Também serão dadas orientações quanto à alimentação e hábitos saudáveis de vida. Simultaneamente também será ofertado à população e aos colaboradores das unidades, a técnica para a prática de alongamentos, quick massage e relaxamento, além de orientações relacionadas à saúde do trabalhador, como práticas de autoalongamento e orientações sobre ergonomia. Ainda terá oficinas, com dinâmicas e vivências que corroborem com a autonomia em saúde, autocuidado e o bem estar do trabalhador no contexto profissional, com objetivo de diminuir fatores de risco e promover fatores de proteção no âmbito da saúde singular e coletiva.

Concomitantemente, também será oferecida vacina contra a gripe, covid-19 e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para todos os públicos contemplados.

Agende sua consulta médica:
ESF São José – 3261-1627 / 3268-1207
ESF 1º de Maio – 3261-4668 / 3268-1435