A partir de segunda-feira, dia 12, a vacinação contra a gripe em Farroupilha será aberta para toda a população com 50 anos ou mais. A imunização pode ser feita nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira.

A partir de segunda-feira, dia 12, a vacinação contra a gripe em Farroupilha será aberta para toda a população com 50 anos ou mais. A imunização pode ser feita nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira. Exclusivamente na UBS do bairro Belvedere, a vacinação ocorre de segunda a quarta; na UBS da Vila Esperança somente na quinta; e na UBS da comunidade de Rio Burati nas sextas-feiras. Em todas as unidades, o horário de vacinação funciona das 8h às 11h e das 13h às 16h30min.

Além deste novo grupo, segue a vacinação também para pessoas que integram os grupos prioritários anunciados pelo Ministério da Saúde: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Para ser imunizado é preciso apresentar um documento com foto e um comprovante que ateste o exercício da profissão em questão ou um atestado da doença que acomete o paciente. Além disso, pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19, também devem apresentar a carteirinha de vacinação para averiguação da data da aplicação e o consequente cumprimento do tempo mínimo exigido para a imunização contra a gripe.

Vacinas da gripe e da Covid-19
A campanha da gripe ocorre sem que a vacinação contra a Covid-19 seja interrompida. No entanto, é preciso que o intervalo mínimo entre a aplicação das duas seja de 14 dias. A recomendação é para que aqueles que estiverem com sintomas de gripe ou sintomas relacionados à Covid-19 esperem o tempo necessário de completa recuperação para tomar a vacina da gripe.

Data de publicação: 08/07/2021

Compartilhe!