Em reunião realizada na manhã de segunda-feira, 05, entre a Administração Municipal, representada pelo prefeito Fabiano Feltrin, o vice-prefeito Jonas Tomazini e o Secretário Municipal de Saúde, Clarimundo Gründmann, juntamente com a equipe médica e com o gerente geral do Pró Saúde, Carlos Grasselli, foi definida a permanência de todas as estruturas de saúde montadas para os atendimentos relacionados à Covid-19 no município.

De acordo com o prefeito, todos os serviços serão mantidos até haver segurança plena do controle da pandemia. “Só faremos ajustes na organização das equipes, serviços e infraestruturas de saúde destinados ao controle da pandemia, quando tivermos total segurança de que a vencemos. Enquanto houver qualquer chance de risco à população, manteremos tudo como está”, frisou.

Com isso, os 15 leitos montados no início deste ano no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 e a criação de outros 15 no Hospital Beneficente São Carlos para atender o alto fluxo de pacientes em ambos os locais seguem ativos para esta finalidade. “Essas duas medidas foram cruciais para termos conseguido atender a população em um dos piores momentos da pandemia. Precisamos lembrar que a nossa casa de saúde atende dezenas de municípios, situação que teria provocado o colapso do nosso sistema, caso não tivéssemos criado essa via alternativa”, lembrou. “Somado a isso, já estamos organizando uma terceira ação de testagem gratuita ampla para toda a população de Farroupilha, com o objetivo de identificarmos e isolarmos os casos ativos e, assim, controlarmos os índices”, completou Fabiano Feltrin.

Para manter a qualidade dos serviços prestados na luta contra a pandemia, neste período as equipes de saúde estão fazendo o revezamento no trabalho entre o atendimento nas UBSs, etapas de vacinação e testagens. “Somos muito gratos às equipes de saúde, pois sabemos que estão no limite e que existe a real dificuldade de encontrar mais profissionais para serem contratados para suporte”, complementou o vice-prefeito.

Data de publicação: 06/07/2021